Pode ir de legging para escola?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Ainda segundo o Sun Herald, o código de vestimenta da escola estipula que calças legging só podem ser usadas com blusas “que sejam mais longas do que o comprimento dos dedos”.

A escola não pode impedir a entrada de quem está sem o traje oficial porque isso fere o direito ao ensino, assegurado pela Constituição Federal. O aluno chega à escola e o porteiro ou o inspetor não deixa que ele entre por estar sem o uniforme.

A direção da escola informou que fez uma reunião nesse fim de semana com os pais de alunos para discutir as opções do uso do uniforme e ficou decidido que a partir desta segunda-feira, os alunos poderão entrar com calça jeans preta ou azul, de todas as tonalidades. Mas continuam barradas as rasgadas ou brancas.

Apesar de se tratar de uma peça coringa no guarda-roupas de qualquer mulher, ela pode dar algum trabalho. A verdade é que é comum ter dificuldades para montar looks com a legging. Isso justamente porque se trata de uma peça tão versátil. Dá para usar no trabalho, na academia, para o Yoga e em qualquer estação.

O uso de tênis completa o uniforme escolar. Chinelos, sandálias, chuteiras com cravo ou outros tipos de calçados não são adequados, pois podem comprometer a segurança do aluno.

Quando o docente cria uma série de barreiras para entregar o dispositivo móvel ao aluno, ele arrisca estar cometendo o crime de apropriação indébita. Além disso, está agindo com abuso de autoridade.

Princípio da dignidade humana artigo 1º, inciso III:
Além de ferir o princípio constitucional de ir e vir, fere também o da dignidade humana quando o aluno, criança, adolescente ou mesmo adulto, urina nas calças em função de ter sido impedido de sair da sala de aula para se dirigir ao banheiro.

Na parte em que descreve as regras de uso do uniforme escolar, a rede estabelece a obrigatoriedade do uso das roupas de acordo com o gênero dos alunos e a ocasião de uso. Além da camiseta de manga curta, enquanto os meninos têm a opção de escolher entre bermuda ou calça, as meninas a partir do 6º ano devem.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta.

2º - O aluno tem direito à educação e à instrução, sendo-lhe asseguradas, através do Estado todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e solidariedade humana.

Serão assegurados:

  • igualdades de condições para o acesso e permanência na escola.
  • Direito de ser respeitado pelos seus educadores.
  • Direito de contestar critérios avaliativos.
  • Direito de organização e participação em entidades estudantis.
  • Acesso à escola pública e gratuita perto de suas residências.

Pelo contrário! Ela determina que o ensino seja pautado na igualdade de condições para acesso e permanência na escola. Isso significa que o (a) aluno (a) sem o uniforme exigido pela escola não pode ser impedido de entrar na instituição e de participar das aulas.

As roupas para ir para a escola precisam ser práticas e confortáveis. Sendo assim, as calças de tecidos confortáveis, como algodão, lycra e moletom são quase obrigatórias para os estudantes. Por combinarem com praticamente tudo, fica mais fácil escolher o look sem perder tempo.

Para o colégio, ele representa segurança, pois identifica os alunos dentro e fora das dependências. Se você estiver uniformizado num shopping center, com certeza não passará despercebido, principalmente se for no horário das aulas. Dessa forma, é mais fácil pegar quem está matando aula.

Erupções cutâneas, candidíase, infecções fúngicas e mais....
Mas o que pouca gente sabe é que existe um certo risco no uso prolongado das roupas super apertadas que são próprias para a prática de atividades físicas. Ficar com leggings por muito tempo pode ocasionar infecções fúngicas, espinhas e erupções cutâneas.

Essa calça garante melhor movimentação e diminui a vibração dos músculos durante o exercício, diminuindo a fadiga muscular e prevenindo possíveis lesões.

Nossa dica é combinar com: Vestidos, blusões, casacos – essa tendência do “oversized” tá tão na moda e fica um 'must' quando apostamos com uma calça mais sequinha na parte de baixo.