Pode ir de chinelo na OAB?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Sendo, portanto, vedado o uso de: calção, short, bermuda, camiseta, blusa com decote acentuado, regata, bonés, chinelos, entre outros”.

O que não pode levar na prova do Exame de Ordem da OAB? Além de saber o que levar, é importante conhecer também itens que não serão permitidos. Neste caso, não será permitido o uso de lápis, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie durante a realização da prova.

De acordo com o especialista, tal restrição só pode ocorrer se existisse alguma lei prevendo. “Não existe nenhuma lei que impeça que o candidato adentre o recinto de realização da prova usando bermuda, chinela ou camisa cavada“, comenta Kolbe.

Quer mais preparação para a OAB? Já na segunda fase, em que os candidatos escolhem a disciplina da prova prática-profissional, a matéria com pior aproveitamento é Direito Empresarial (11,8%). Logo após, vem Direito Penal (17,7%) e Direito do Trabalho (17,9%).

O examinando pode levar um lanche para comer durante a prova. Afinal, são cinco horas de trabalho duro. Mas fique atento às regras do edital abaixo: Quaisquer embalagens de produtos trazidos para a sala estarão sujeitas a inspeção pelo fiscal de prova.

O 1º artigo define que só terá acesso ao Tribunal pessoas que se apresentarem com "decoro e asseio". Além disso, está vedado trajar calças colantes, minissaias, transparências e decotes, calças jeans rasgadas, shorts, bermudas, sandálias rasteirinhas.

Escolha roupas confortáveis
O foco principal do aluno do curso de Direito deve estar nos estudos. Por isso, o melhor é investir em peças que proporcionem conforto para passar horas conferindo conteúdos. O look não deve causar incômodos ou deixar o estudante constrangido durante as aulas.

Dicas de lanche para a prova da OAB
Além disso, frutas (como banana e maçã), chocolate amargo e, é claro, água. A água é uma aliada poderosa, que pode reduzir a ansiedade, ajudando-o a manter a concentração. Se você quiser variar, pode levar sucos naturais ou água de coco.

Já na parte de vestuário, a OAB também proíbe o uso de relógios, fones de ouvido, óculos escuros ou qualquer tipo de chapéu ou coisa que cubra suas orelhas e cabeça.

Falta de análise das provas anteriores
Muitos examinandos conseguem cumprir o cronograma e estudar toda a matéria necessária, mas, ao fazer a prova, sentem dificuldade na resolução. Isso porque, algumas vezes, é difícil entender como determinados conteúdos serão cobrados.

Caso você tenha algum problema com a ingestão de doces, o chocolate pode ser substituído por uma barra de cereal, que trará sensação de saciedade e garantirá que você não perca a concentração na hora da prova.

Na faculdade, cada um pode se vestir como quiser, de acordo com o seu estilo. Não estranhe se você entrar na sala de aula e encontrar um colega usando terno e gravata e outro com bermuda e chinelo. Isso é bem comum!

Por normalmente serem proibidos em alguns estabelecimentos, os candidatos muitas vezes têm receio de usar bermudas, regatas ou chinelos. No Enem esse itens não são proibidos!

Na primeira fase, tradicionalmente, não é permitida nenhuma consulta. Por isso, não é permitido levar nada além dos itens indispensáveis para a realização da prova. Existem dois itens principais, que são um documento original com foto e uma caneta que tenha o corpo feito de material transparente.

Cada fase tem as suas peculiaridades, isso é verdade, mas para ter uma ideia de qual é a mais difícil, a Folha Dirigida fez um enquete com os seus leitores. O resultado foi quase um empate: 51% apontaram que a segunda fase é mais difícil, por outro lado, os 49% restantes escolheram a primeira como a mais complexa.