Pode ir de branco em batizado?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

As cores também são importantes, a maioria das pessoas usam branco nos batizados e essa é uma boa opção de vestir em um batizado. Mas, se você não curte a cor branca pode optar por outras cores, desde que sejam discretas.

Apesar de não haver uma restrição referente a isso, observando a maioria dos batizados e sabendo que aquele momento é o momento que você está entregando a vida do seu filho para Deus, o mais aconselhável é o uso de cores neutras e até mesmo em tons bem claros.

O branco é desde sempre a cor associada à pureza. No contexto do batismo, além do significado tradicional, as vestes brancas simbolizam a nova vida da qual o batizado é revertido.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Se você optar por uma calça jeans o melhor é que tenha cor escura ou pode ser de outros tecidos mais sociais. Ou seja, não tem para onde correr, nunca use moletom, calças de academia ou tactel em um batizado. Esse tipo de visual não é nada combinante para esse estilo de evento.

Quando se batiza um bebê, é aconselhável utilizar trajes em branco ou Off-White pelo fato de simbolizar a pureza e inocência e a aliança que seu bebê está fazendo com Deus, e essas tonalidades significam paz e tranquilidade, coisas que combinam perfeitamente com seu pequeno.

Padrinhos precisa ser um casal (homem e mulher) ou pode-se chamar 2 pessoas do mesmo sexo, como duas irmãs, por exemplo? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.

Outros rituais do batismo entre as religiões cristãs
A criança é apresentada pelos pais, geralmente acompanhada por padrinhos. O celebrante, então, pergunta: “Que nome vocês escolheram para a criança?” Os pais respondem e assumem o compromisso de educá-la no amor de Deus e no amor ao próximo.

O ideal é que a cor fique em tons de bege, off White, rosinha bem claro e azul.

Geralmente quem paga a roupa de batismo (ou batizado), sapatinho, roupa interior, as lembrancinhas e o kit batismo são os padrinhos. Quem escolhe a roupa são os pais, os padrinhos poderão acompanhar no dia da compra e efetuar o pagamento. Porém isso não é regra, tudo pode ser conversado.

Aqueles que não foram batizados, ainda que sejam bebês, encontram-se sob o poder do Inimigo e fora da graça de Deus. A Igreja não poderia deixar de oferecer e ministrar o remédio - o Batismo - a eles garantindo que possam ser contados entre o número dos filhos de Deus.

EXPRESSÕES Madrinha de apresentação : mulher que leva no colo a criança a ser batizada, de um local até à igreja, para entregá-la à madrinha; madrinha de carregação.

Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

Dinda é um substantivo feminino usado como diminutivo da palavra madrinha. De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.

Cânon 873 – Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha. Então, fica claro que não podem ser dois homens ou duas mulheres padrinhos de batismo de uma criança.