Pode iniciar frase com pronome lhe?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.
Quais verbos não aceitam o pronome lhe?
Alguns VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS que exigem a preposição A não admitem o uso dos pronomes LHE, LHES. Só poderemos usar A ELE, A ELA, A ELES, A ELAS. Eis os verbos: ASPIRAR, VISAR, ASSISTIR (no sentido de estar presente, ver), aludir (fazer alusão, referir-se), referir-se e anuir (dar consentimento, aprovação).
Por que não se deve iniciar um período com pronome oblíquo?
A colocação do pronome oblíquo é regida pelo princípio da eufonia, ou seja, do bom som. Tudo o que resulta em mau som tem que ser evitado. Como iniciar frase com pronome oblíquo, em regra, leva a som desagradável, os gramáticos criaram a norma segundo a qual não se deve fazê-lo.
É correto dizer eu lhe amo?
Eu o amo ou eu lhe amo
Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.
Qual pronome substitui lhe?
Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."
É errado começar frase com pronome?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.
Pode começar a frase com preposição?
É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.
Pode iniciar a frase com Adverbio?
Percebeu como as palavras grifadas modificam os sentidos dos verbos? Essa é função do advérbio! Essa função é tão evidente, que os advérbios podem transformar uma frase inteira. Nesses casos, estará no início ou no final da frase, de preferência separado por vírgula.
É correto dizer Estou lhe enviando?
Estou lhe enviando a ficha de inscrição.
Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'
Será um prazer lhe atender ou te atender?
Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).
Porque o pronome lhe é considerado objeto indireto?
(O pronome oblíquo “lhe” desempenha a função de objeto indireto, porque ele poderia ser substituído por “a ele”, que é um complemento que necessita de preposição - O livro interessa a ele.). Exemplos de pronome oblíquo com função de objeto direto ou indireto: Abraçou-lhe.
Qual é a regra do pronome oblíquo?
Caso o verbo termine em -m, -ão, -õe ou com outro som anasalado, o pronome passa a ser “no”, “na”, “nos” ou “nas”: Sabiam-no bem. Caso o verbo termine em -r, -s ou -z, essas consoantes são suprimidas e o pronome assume a forma “lo”, “la”, “los” ou “las”: Deve comprá-lo amanhã.
Pode usar pronome oblíquo antes do verbo?
Quando o pronome oblíquo estiver antes do verbo (próclise, as formas utilizadas são as padrões: o, a, os, as. Quando o pronome oblíquo estiver depois do verbo (ênclise), as formas do pronome variam de acordo com o verbo que acompanham.
Como usar o pronome oblíquo nas frases?
Exemplos de uso dos pronomes oblíquos átonos
- Eu comprei-o numa loja no centro da cidade. ( objeto direto)
- Meu pai não a viu em lugar nenhum. ( objeto direto)
- O diretor ligou-lhe, mas ele não atendeu o telefone. ( objeto indireto)
- A professora não lhes deu mais nenhuma oportunidade. ( objeto indireto)