Pode ingerir álcool com Venvanse?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Se a pessoa estiver sob efeito do remédio, qualquer que seja ele, ou mesmo se já estiver perto do final, não deve consumir álcool.

"Quando o remédio é misturado com álcool, os efeitos são potencializados e as reações adversas, também. Entre elas, pode ocorrer insônia, ausência de fome, náuseas, dores abdominais, dores de cabeça, tonturas, nervosismo, taquicardia e palpitações.

Efeitos colaterais do Venvanse. Como todos os remédios, especialmente da família das anfetaminas, existe o risco de diversos efeitos colaterais. A saber, é comum sentir dor de cabeça, taquicardia, boca seca, palpitações, tonturas, especialmente nos primeiros dias.

Usar psicoestimulantes com álcool é terminantemente proibido. É uma combinação muito perigosa. O uso simultâneo do psicoestimulante e álcool potencializa todos os efeitos de ativação dopaminérgica.

Nos dois principais estudos em adultos com dimesilato de lisdexanfetamina (princípio ativo do Venvanse ® e Juneve ®) nas doses de 50 mg ou 70 mg ao dia para tratamento do Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) moderada à grave, a média da perda de peso após 12 semanas foi de 5,8 kg para pacientes que receberam ...

Além disso, no geral o pico deste medicamento no organismo é em média de 3,5 horas, e seus efeitos geralmente duram cerca de 14 horas após a ingestão.

Efeitos adversos do Venvanse
"Elas levam a uma sensação de bem-estar, aumentam a energia, o otimismo e a agitação psicomotora. Mas também podem levar à intoxicação, paranoia grave, psicose. Às vezes aliviam também a insônia e podem dar uma sensação de estar 'antenado'", alerta.

Venvanse deve ser tomado uma vez por dia pela manhã, com ou sem alimentos. A ingestão na parte da tarde deve ser evitada devido ao potencial para insônia.

Estudos indicam que adolescentes e adultos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) estão mais suscetíveis ao abuso ou dependência de álcool, nicotina e drogas ilícitas (Compulsão alimentar e vício por açúcar também podem ser considerados).

Especificamente naqueles casos diagnosticados com TDAH, o medicamento mais recomendado é o metilfenidato, considerado como o tratamento de primeira linha, é vendido no Brasil com os nomes comerciais de Ritalina®, Ritalina® LA e Concerta®.

Por exemplo: Metronidazol; Trimetoprim-sulfametoxazol, Tinidazole, Griseofulvin. Outros antibióticos como cetoconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida também não devem ser tomados com álcool pelo perigo de inibição do efeito e potencialização de toxicidade hepática.

Se a dose de VENVANSE não for tomada conforme programado, ela deve ser tomada pela manhã assim que você se lembrar. Se você se lembrar apenas à tarde ou à noite, pule a dose esquecida, pois a ingestão na parte da tarde pode causar dificuldade para dormir à noite. Não tome o dobro da dose para compensar a dose omitida.

Por isso, seu uso em pacientes que não sofram com TDAH ou compulsão alimentar não é indicado, já que não promoverá os benefícios buscados, pode causar dependência e, sem o acompanhamento correto, pode provocar ainda efeitos colaterais importantes.

- O Venvanse e o Leponex são disponibilizados pelo SUS.

No geral, as diretrizes sugerem evitar a descontinuação abrupta. Várias referências sugerem que a descontinuação seja feita de forma gradual e num período de 2 a 4 semanas com reduções lineares até a dose terapêutica mínima ou metade da menor dose terapêutica antes da completa retirada.

O uso prolongado pode levar ainda à depressão, pois você está estimulando um neurotransmissor a te dar energia, e quando há essa interrupção abrupta dá um reboot — explica Góes. O remédio só é vendido com prescrição médica.

O que acontece se tomar antidepressivo e beber? Combinar bebidas alcoólicas com antidepressivos e/ou medicamentos tarja preta deve ser rigorosamente evitado. Se o remédio estiver fora dessa seara e for metabolizado em local diferente do fígado, não há problema. Para isso, o indicado é ler a bula e consultar um médico.

VENVANSE deve ser tomado uma vez por dia pela manhã, com ou sem alimentos. A ingestão na parte da tarde deve ser evitada devido ao potencial para insônia.

Dimesilato de Lisdexanfetamina é indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) em crianças com idade superior a 6 anos, adolescentes e adultos.

O medicamento Venvanse é uma anfetamina que atua no cérebro ao aumentar a liberação de substâncias já produzidas naturalmente pelo organismo: os neurotransmissores dopamina e adrenalina, que regulam diferentes aspectos do funcionamento cerebral.

É vendida sob os nomes comerciais: Venvanse, Elvanse, Juneve, Vyvanse entre outros.