Pode incluir namorada no plano de saúde?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

A publicação da Agência Nacional de Saúde Suplementar prevê a inclusão de parceiros, sejam eles casados ou em união estável, no plano de saúde. A Súmula Normativa nº12 define que, para fins de regulamentação de saúde suplementar, o termo “companheiro” inclui pessoas do sexo oposto ou do mesmo sexo.

Como incluir ou excluir dependentes no plano de saúde? No caso dos planos individuais ou familiares, a inclusão dos dependentes pode ser feita diretamente com a operadora do plano de saúde e o titular precisa apresentar uma série de documentos que comprovem o vínculo com o dependente em questão.

Assim, a união estável pode ser comprovada através de testemunhas que conviviam com o casal, objetos pessoais que se encontram na residência um do outro, no caso do casal não morar na mesma residência, fotografias, mensagens, e-mails, contas conjuntas, inclusão em apólice de seguro, aquisição de bens em nome de ambos, ...

Para quem vive uma união estável, é possível incluir seu companheiro(a) como dependente, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos. É fundamental também que o dependente tenha inscrição no CPF, porque não é possível incluir dependentes sem seu respectivo CPF no programa do IRPF 2022.

R$ 548,68

Quanto custa? O valor da escritura pública de união estável, bem como a de união estável homoafetiva, é de R$ 548,68 (quinhentos e quarenta e oito reais e sessenta e oito centavos).

Saiba quem pode ser incluído como dependente no Plano. A ANS prevê que os dependentes incluídos no plano de saúde se enquadrem nas seguintes categorias: parentes de 1º a 3º grau consanguíneo, cônjuge ou companheiro e parentes até 2º grau por afinidade.

Qualquer tipo de natureza jurídica tem direito a contratar um plano de saúde empresarial. A única exceção era o MEI (microempreendedor individual). Hoje o MEI também pode, mas preste atenção. Para que um MEI consiga contratar este tipo de plano de saúde, ele precisa ter sido aberto há pelo menos seis meses.

Podem ser considerados dependentes: I - o cônjuge; II - o companheiro ou a companheira, desde que haja vida em comum por mais de cinco anos, ou por período menor se da união resultou filho; III - a filha, o filho, a enteada ou o enteado, até 21 anos, ou de qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o ...

Pode ser dependente na declaração de imposto de renda o cônjuge e o companheiro com o qual o contribuinte tem filhos ou viva há mais de 5 anos.

Segundo a legislação, podem ser considerados dependentes os parentes consanguíneos de primeiro a terceiro grau, como filhos, pais, tios, sobrinhos, netos ou avós. Além deles, esse direito é assegurado aos cônjuges, mesmo em união estável e nas relações homoafetivas.

Confira a seguir o passo a passo:

  1. Após finalizar a inclusão do Titular, o campo de dependente será habilitado;
  2. Clique no campo “Incluir dependentes do titular”;
  3. Preencha todas os campos;
  4. Verifique se os dados inseridos estão corretos e confirme.

O Código Civil, em seu artigo 1.723, traz o conceito de união estável e descreve os elementos necessários para sua caracterização, quais sejam: “convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.

Como provar união estável sem o contrato?

  1. Conta conjunta ou cartão de crédito adicional;
  2. Certidão de nascimento (se o casal tiver tido um filho);
  3. Apólice de seguro;
  4. Comprovante de mesmo domicílio;
  5. Comprovante de encargos domésticos;
  6. Declaração de imposto de renda onde conste o nome do outro como dependente.

Sendo assim, existe, ou até então existia, uma desequiparação, para fins sucessórios, entre os cônjuges (família formada pelo vinculo do casamento) e os companheiros (família constituída por união estável).