Pode haver vínculo de emprego se houver Pejotização?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Assim, não há vínculo de emprego. Por isso, a contratação de uma PJ apenas será legal se o trabalhador que presta serviço não trabalhar sob as mesmas condições que um empregado trabalharia. Por exemplo, ele deverá ter autonomia para executar seu trabalho.

Como consequência dessa contratação irregular, verbas como FGTS, 13º salário, férias + 1/3, aviso prévio, piso salarial, adicionais diversos, dentre outras garantidas aos empregados, deixam de ser pagas aos contratados como pessoas jurídicas.

Rescisão de contrato PJ
Diferentemente da demissão de um funcionário, quando a empresa precisa pagar verbas rescisórias e justificar se houve justa causa, por exemplo, no término do contrato PJ a relação entre as empresas é extinta sem necessidade de maiores ações.

Não há vínculo empregatício entre a empresas prestadora e tomadora de serviço, ou seja, não há qualquer tipo de subordinação entre os trabalhadores ou sócios da empresa prestadora com a contratante.

Quais são os requisitos para caracterizar um vínculo empregatício?

  • Subordinação;
  • Onerosidade;
  • Pessoalidade;
  • Habitualidade.

Neste sentido, os requisitos para a caracterização do vínculo empregatício são: serviço prestado por pessoa física, pessoalidade, não eventualidade, subordinação e onerosidade. Caso falte qualquer um desses pressupostos, inexiste a relação de emprego.

A descaracterização da pejotização é nulidade decretada do modelo de prestação de serviço adotado pelo contratante. Acontece quando a pejotização não é uma terceirização legítima, mas tão somente um mecanismo para contornar a legislação trabalhista.

O PJ não possui vínculo empregatício, logo, recebe por projeto realizado, como estipulado em contrato. A autonomia dá ao PJ a possibilidade de montar a sua própria agenda, já que não se vincula a uma jornada diária.

Na legislação atual não existe nada que proíba o trabalhador formalizado via CLT (consolidação das leis trabalhistas) de se tornar uma Pessoa Jurídica e nem o contrário.

Como reconhecer o vínculo de emprego através da contratação por PJ? Quando o empregado se dá conta de que tem uma relação de emprego, porém, sem receber seus direitos, é possível ajuizar uma ação trabalhista. Para isso, é necessário buscar um advogado trabalhista e apresentar os documentos que comprovem a contratação.

Como evitar o vínculo empregatício

  1. Evite a emissão sequencial de notas fiscais. ...
  2. Não faça depósito em conta. ...
  3. Não crie emails personalizados. ...
  4. Local de trabalho exclusivo. ...
  5. Conte com assistência contábil especializada.

Nesse caso, servem como provas: notas fiscais em sequência, crachá de empresa, e-mail corporativo, provas testemunhais, entre outros meios.

Confira as principais vantagens da pejotização para as empresas:

  • Redução de prejuízos com atestados médicos;
  • Redução de custos com INSS e FGTS;
  • Redução de custos com férias e demissões;
  • Redução de custos com benefícios trabalhistas;
  • Maior flexibilidade para aumentar ou reduzir a força de trabalho.

O PJ não usufrui dos mesmos direitos trabalhistas de um funcionário CLT. Porém, caso queira, pode tirar férias. O PJ tem direito a férias e esse acordo deve ser feito diretamente com a empresa que o contratou.

Pessoa jurídica pode trabalhar de carteira assinada? Sim, se você tiver um CNPJ, pode trabalhar com carteira de trabalho (CLT) sem problema nenhum. A questão, nesse caso é adequar os tempos para que nenhuma entrega – seja ela como empregado ou como empreendedor – não seja feita.

Além da “facilitação” de fraudes, Bittencourt pontua que uma desvantagem do vínculo PJ é o fato dele “não ser para todos”. O especialista de RH esclarece que, muitas vezes, por conta de burocracias e até mesmo de garantias futuras, a pejotização pode ser uma “armadilha” para muita gente.