Pode haver erro na ressonância magnética?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Em alguns casos, como nas ressonâncias magnéticas de coluna, um deslocamento do paciente de apenas 3 milímetros pode representar a necessidade completa de refação do exame. Isso porque o grau de precisão é altíssimo e movimentos bruscos do paciente durante o procedimento podem inutilizar os resultados.

Nem todo exame de ressonância magnética precisa de contraste, como costuma ser o caso daqueles que são solicitados para avaliar um problema ortopédico. Porém, na maior parte das vezes, a administração do contraste é necessária para que as imagens sejam mais nítidas.

Em alguns casos, apenas a tomografia computadorizada já será suficientemente clara para sanar as dúvidas do médico em sua investigação, sem a necessidade de submeter o paciente a uma ressonância.

Por se tratar de um exame que não utiliza de radiação ionizante, diferente do raio x e da tomografia, não há contraindicação relacionada à quantidade de ressonâncias magnéticas que um paciente pode fazer.

Não utiliza radiação, não há efeitos colaterais ou danos à saúde pela exposição ao campo magnético e ondas de rádio e menor chance de reação alérgica. Há maior diferenciação na imagem de tecidos moles e mais técnicas que permitem estudo de doenças e tumores.

Já a ressonância magnética utiliza a emissão de ondas magnéticas para gerar imagens detalhadas. No exame, é injetado um contraste que acentua ou faz “brilhar” as áreas com células malignas. Assim, a presença dessas células pode ser detectada precocemente e com alta precisão.

Na perfusão por ressonância magnética, após a injeção de um contraste na veia, são obtidas imagens para visualizar a quantidade de sangue que circula pelas diferentes áreas do cérebro e do tumor. Os tumores necessitam de uma quantidade maior de sangue do que as áreas normais do cérebro.

Na ressonância magnética, o tecido ósseo e os dentes não apresentam sinal, ou seja, eles constam em preto nas imagens obtidas em todas as sequências. Por outro lado, o tecido adiposo é o que fornece o sinal mais intenso devido à interação dos átomos de hidrogênio presentes nos ácidos graxos.

Exames de imagem, como Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia (ou Ecografia), Ressonância Magnética, Densitometria Óssea e Mamografia, por exemplo, possuem validade de até 6 meses, desde que esteja em bom estado de conservação (precisa estar legível), e que se considere a finalidade para a qual o exame foi ...

O T2* é um método não invasivo, que mede a quantidade de ferro nos diferentes órgãos. O paciente fica deitado dentro do aparelho (que parece um tubo) e, por alguns momentos, precisa prender a respiração para que as imagens sejam feitas.

A ressonância magnética é de suma importância no diagnóstico de várias patologias, como as localizadas no sistema nervoso central, no aparelho locomotor, no abdômen etc. Ela é capaz de diagnosticar tumores cerebrais a partir de 1 a 2 mm de diâmetro, ou seja, lesões muito iniciais.

No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.

Importante que este exame seja recente, pois por meio dele, será realizado um cálculo que considera o peso e idade do paciente, para estimar o grau de função dos rins. Desta forma, é possível saber se o paciente se encontra na faixa de segurança para uso do contraste.

Enquanto a tomografia usa a radiação ionizante, assim como o raio X, a ressonância é feita por meio de um campo magnético muito potente. Por ser mais barata e ter maior disponibilidade, a TC é mais utilizada – e inclusive costuma ser a primeira escolha dos médicos.

É normal. Se você não estava com essa dor antes de fazer o exame é possível que seja em decorrência do posicionamento e da rigidez que devemos permanecer durante a realização do exame. Provavelmente estas dores ocorrem em razão de tensão muscular e deverão regredir espontaneamente.

Posso fazer ressonância mais de uma por dia é uma lombar e uma cervical foram marcadas em clínica diferente quando tempo de uma para outra? Bom dia, a ressonância de coluna NÃO operada demora em média 15 a 30 minutos aqui na nossa clínica, pode fazer mais de 1 por dia sim, não tem radiação somente campo magnético.

Geralmente, a ressonância com contraste é solicitada quando o diagnóstico é complexo, seja porque a doença encontra-se em estágio inicial ou por estar localizada em áreas que dificultam sua visualização. Entre as doenças mais comuns identificadas pelo exame estão: Tumores; Acidente vascular cerebral (AVC);