Pode guardar sagu na geladeira?

Perguntado por: imartins5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Fácil de preparar, o sagu é uma sobremesa que exige poucos ingredientes, Além disso, pode ser preparada com antecedência e ser mantida na geladeira por alguns dias.

Como essa energia logo pode ser utilizada pelos músculos, o sagu é uma boa opção de lanche pré-treino, pois ele dá mais disposição para as atividades físicas. Ainda, o sagu também pode ser consumido depois dos exercícios físicos, pois ele auxilia na recuperação da energia.

Feito a partir de uma farinha fina de mandioca, o sagu é uma fécula que se assemelha à tapioca (só que vem em forma de grãos). Além de ser nutritivo e render ótimas receitas, o sagu é livre de glúten, sendo muito indicado para a dieta de celíacos.

Fácil de preparar, o sagu é uma sobremesa que exige poucos ingredientes, Além disso, pode ser preparada com antecedência e ser mantida na geladeira por alguns dias.

Ele fica melhor no dia, mas pode ser guardado na geladeira por até 3 dias ou congelado por até 1 mês.

Deixar o sagu de molho em 2 copos de água, durante 30 minutos, sem escorrer. Levar o sagu ao fogo com a água onde ficou de molho, com 2 e 1/2 copos de vinho e mais 2 copos de água, mexendo até cozinhar (durante cerca de 40 minutos). A mistura deve ficar numa consistência cremosa.

O sagu deve ficar descansando na panela até o dia seguinte. DICAS: - nunca coloque o açúcar diretamente no sagu, pois isso fará com que ele empelote e fique todo grudento. O açúcar deve ser colocado só no final do cozimento e aos poucos.

O sagu é considerado um carboidrato complexo, que seria uma ótima maneira de manter os níveis de energia durante todo o dia. Adicionar sagu à sua dieta vai fazer maravilhas para a sua digestão, graças ao seu alto teor de fibra alimentar.

O sagu normalmente é feito a partir da farinha muito fina da mandioca, que se chama fécula, tornando-se um tipo de tapioca em grãos, podendo ser consumido por celíacos, por não conter glúten. No entanto, ele não contém fibras, sendo desaconselhado em casos de prisão de ventre e diabetes, por exemplo.

Assim como a tapioca, o sagu também é proveniente da mandioca. Por isso, é considerado um ingrediente saudável para quem deseja emagrecer: ao mesmo tempo em que é pobre em gorduras, apresenta nutrientes como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e potássio, que são fundamentais em uma dieta balanceada.

Caso necessário engrossar com um pouco de maizena. Mexer sempre para não grudar na panela. Quando as bolinhas do sagu ficarem transparentes está pronto.

Embora atualmente seja um alimento popular no Brasil e em países africanos e asiáticos, o sagu tem a sua origem remetendo ao Rio Grande do Sul, quando indígenas o descobriram no início do século XX.

História. Sagu (do malaio sago ou sagu) refere-se originalmente ao amido extraído das palmeiras de sagu (saguzeiros), que tem sido usado na produção das bolinhas (pérolas) de sagu, na culinária do Sudeste Asiático.

Modo de preparo: deixe o sagu de molho na água por cerca de 20 minutos, até que ele inche. Com o suco já numa panela de cerâmica, coloque o açúcar e o sagu e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que as bolinhas fiquem translúcidas, dando cremosidade à receita.

Como Fazer

  1. Aqueça a água por 10 minutos, na potência alta, em refratário fundo. Coloque o sagu na água quente e mexa bem.
  2. Acrescente o pedaço de canela. Retorne ao microondas por 15 a 20 minutos, em potência alta, mexendo a cada 5 minutos. Se já estiver transparente, retire e aguarde 10 minutos.

Enquanto fica escorrendo, coloque na panela o vinho, o açúcar e uma xícara de água. Quando começar a ferver, coloque o sagu e espere cozinhar mais uns 15 minutos, até todas as bolas ficarem transparentes.