Pode guardar queijo canastra na geladeira?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Para que a maturação seja perfeita, o queijo deve descansar sobre um prato ou uma tábua de madeira e ser virado uma vez por dia. O Canastra estraga se ficar fechado mais de um dia em sacos plásticos. Na geladeira, fica ressecado.

Confira sempre a data de validade dos queijos. Apesar de alguns durarem até um ano quando fechados, depois de abertos devem ser embrulhados em filme plástico e guardados em geladeira para consumo em até 15 dias.

Se precisar mantê-lo por mais tempo até uma data especial, ele pode ser armazenado na gaveta destinada para produtos frios. Mas atenção, não é recomendado congelar!

A melhor forma de saber se o queijo está estragado é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado. Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade.

O desenvolvimento de gosto amargo no queijo pode ser devido a diversos fatores como: enzimas do coagulante (excesso de pepsina e/ou atividade residual) ou ação insuficiente de peptidases de microrganismos para degradar os peptídeos hidrofóbicos e liberar peptídeos menores ou aminoácidos, principalmente em queijos sem ...

Como conservar
O consumidor que levar o queijo para casa deve mantê-lo sempre em local fresco e ventilado. Para que a maturação seja perfeita, o queijo deve descansar sobre um prato ou uma tábua de madeira e ser virado uma vez por dia. O Canastra estraga se ficar fechado mais de um dia em sacos plásticos.

Para conservar o queijo fresco embrulhe-o num pano de prato ou saquinho plástico (papel filme tbm dá certo) e guarde-o na geladeira. Tirar de lá 1 hora antes de consumir. (se não conseguir 1 hora antes, pelo menos tire com um cadinho de antecedência). Na geladeira você vai conservar o queijo fresco por mais tempo.

O bolor que aparece em um queijo que não o tinha quando foi comprado é tóxico. Ele ocorre por uma contaminação microbiológica e pode provocar uma afecção digestiva se for consumido.

Para garantir uma cura por igual, o queijo deve ser virado uma vez por dia, e principalmente nos estágios iniciais da cura, ainda fresco, pode ser lavado com água corrente uma vez a cada dois ou três dias.

PODE COMER A CASCA DO QUEIJO CANASTRA? Sim!

Para isso, o recomendado é retirar da embalagem e conservar em plástico filme dentro de recipiente com tampa, na parte menos fria da geladeira. O queijo pode ser lavado em água corrente assim que você receber, e secado com papel toalha ou um pano de prato limpo antes de guardar.

A ETIQUETA. Se o queijo está identificado com a etiqueta, quer dizer que ele foi feito na área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra. Ele garante a origem do produto. Para receber o selo, o queijo tem que obedecer ao modo de produção indicado pelo regulamento de uso.

Comendo o queijo Canastra puro
Esse queijo é maravilhoso para petiscar puro! Não tem erro! O mais importante nesse momento é como cortá-lo para aproveitar melhor os seus sabores. A melhor forma de partir o queijo Canastra é em pequenas cunhas, para aproveitar da casca maturada e do interior macio em uma única fatia.

Para conseguir o sabor, a textura, a coloração do tradicional Queijo da Canastra, colocamos cada queijo na tábua de maturação até ele curar. Assim ele ganha a sua identidade. O segredo nessa parte é virar o queijo todos os dias para que ele cure por igual dos dois lados.

O correto é envolver o queijo já aberto com papel alumínio e depois cobrir com um filme plástico e levar ao congelador. Para descongelar, basta deixar na geladeira até que o produto volte à consistência natural.

Devido ao conjunto de particularidades da microrregião da Serra da Canastra, o clima, a altitude, os pastos nativos, os minerais e a pureza das águas, e ao pingo produzido em cada fazenda proveniente do soro do dia anterior, dão ao queijo da Canastra um sabor único: geralmente intenso, forte, meio picante, denso e ...

Cuidados para o consumo
A validade que consta na embalagem é referente ao produto fechado. A partir do momento em que os laticínios são abertos, a validade é de até 3 dias em refrigeração; Ao comprar uma peça grande, é recomendável cortar a quantidade que será consumida e fracionar o restante para o congelamento.