Pode guardar os dentes de leite?

Perguntado por: rgoulart8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os dentes de leite podem ser congelados, logo depois de caírem, e armazenados durante anos.

Muitos pais desconhecem a grande importância dos primeiros dentinhos de seus filhos. Segundo a Associação de Pediatria Brasileira, a conduta correta é armazenar o dente de leite para ser utilizado em caso de necessidade para algum tratamento de saúde no futuro.

Quando os primeiros dentes aparecem, os pais devem iniciar os primeiros procedimentos de higiene bucal do bebê. Para fazer isso, basta limpar os dentes e gengivas do bebê constantemente com gaze úmida. Com o passar do tempo, você poderá começar a usar uma escova de dentes específica para a idade da criança.

Ofereça mordedores que ajudem a criança a coçar a gengiva, especialmente os que podem ser colocados na geladeira. Além disso, escove os dentes ou a própria gengiva com escovas macias e adequadas à idade. Massageie a gengiva do bebê com os dedos após lavar adequadamente as mãos.

– Se o dente for extraído em casa, lave-o em água corrente, seque-o com uma gaze ou papel e o envolva em um plástico. – Não o armazene em líquidos, como água, porque pode gerar contaminação. – Quanto menos manipular, melhor.

Deve-se pegar o dente pela coroa e se possível evitar de pegar na raiz. Se o dente estiver muito sujo (Terra) este pode ser lavado com água corrente mas não esfregado com nenhum produto. O melhor meio para conservar o dente que caiu até a chegada no dentista é em soro fisiológico, copo de leite ou em água filtrada.

Nessas situações, o profissional precisa fazer com que o lixo odontológico tenha o fim mais correto possível — por exemplo, a coleta seletiva. Nos maiores centros urbanos, já há lugares para efetuar a coleta e descarte de lixo reciclável, bastando embalá-los separadamente e deixá-los no local correto.

Ele é R$ 890, podendo ser parcelado em 12x no ano, ficando somente R$ 74,15 por mês. Vale lembrar que a R•Crio é o único laboratório brasileiro especializado no armazenamento de células-tronco coletadas da polpa do dente e recebe dentinhos de todo o país.

Você não deve forçar a queda do dente. Como destacamos, esse é um processo que deve ocorrer naturalmente, e a intervenção dos pais só deve ser necessária caso o dente esteja muito mole e incomodando a criança. Caso contrário, estimule seu filho a amolecer o dente com a língua e manter uma boa higiene bucal.

Quem quer congelar a polpa do dente de leite deve primeiro entrar em contato com um centro de tecnologia autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Quando o dente começar a ficar mole, a extração pode ser feita em casa ou por um dentista, mas é importante esterilizar bem o local.

As crianças geralmente perdem o seu primeiro dente por volta da idade de 6 ou 7, e eles perdem o último dente, que é o segundo molar, com a idade de 12 ou 13 anos. Um dente pode levar alguns dias, ou mesmo até alguns meses, para cair depois de você ou seu filho terem percebido que ele está mole.

Ordem de perda dos dentes
De acordo com o BabyCenter (conteúdo em inglês), os dentes de leite normalmente caem na mesma ordem em que apareceram. Isso significa que os dentes da frente provavelmente serão os primeiros, sendo seguidos pelos dois próximos de cada lado, e assim por diante.

A maioria armazena os dentes em frasco fechado (96,6%), contendo líquido (68,0%), sendo as so- luções de hipoclorito de sódio as mais utilizadas . Não há consenso para o método de descontami- nação e de armazenamento dos dentes .

O tratamento do tártaro em dente de leite é feito utilizando-se o aparelho de ultrassom odontológico ou as curetas. A remoção do cálculo dental é realizada pelo dentista sendo uma medida importante para evitar problemas como a gengivite.

Bicarbonato de sódio – Dentes brancos
Pode-se misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio com um copo pequeno de água. Ou mesmo aplicá-lo diretamente nos dentes usando uma escova de dentes também pode acabar removendo algumas manchas.

Os dentes de leite são armazenados em tubos e mantidos a uma temperatura de -196 graus. Eles podem permanecer guardados por tempo indeterminado, mas, caso a temperatura seja superior a -196 graus, as células tronco não serão mantidas vivas.

Os pais devem manter a calma e esperar que a raiz se desprenda, o que faz o dente cair naturalmente. Também é importante explicar para a criança que tentar remover o dente antes da hora pode machucar e atrapalhar o nascimento do permanente. Em algumas situações, o dente fica solto, mas não chega a cair.

É preciso mencionar que os primeiros molares permanentes aparecem aos 6 anos. Eles ficam posicionados atrás do segundo molar decíduo (último dente de leite), sem que exista troca. Ou seja, tratam-se de dentes permanentes e, portanto, não caem.