Pode guardar o resto da mamadeira na geladeira?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Ele deve ser mantido em temperatura ambiente, e não adianta voltar para a geladeira: passadas as duas horas, o leite que restar na mamadeira deverá ser dispensado.

Conserve a lata sempre em local fresco e arejado. Após aberta a embalagem, recomenda-se o consumo do conteúdo em até 30 dias.

Jogando fora fórmula usada A fórmula preparada pode ser mantida na geladeira por 48 horas, se o bebê não tiver tocado no bico. Se ele o tiver feito, jogue fora o que restar após uma mamada.

Assim como nossos pais, os médicos também são categóricos: a ingestão de líquidos gelados pode afetar negativamente as defesas naturais das vias aéreas superiores do bebê. Isso porque, as baixas temperaturas tendem a inibir alguns dos mecanismos de defesa especialmente do nariz, garganta e brônquios.

Sim, é seguro para o bebê beber fórmula fria.
A temperatura da fórmula não afeta seu valor nutricional. Alguns bebês até preferem a fórmula fria, enquanto outros podem gostar de consumí-la aquecida.

O ideal é que você prepare a mamadeira e ofereça ao bebê logo que fizer a diluição. Se ele mamar e deixar ainda leite na mamadeira, não guarde (mesmo que na geladeira) e ofereça depois. É preciso jogar fora e fazer uma nova.

Cuidados e recomendações
Conservar em local seco e fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

No entanto, recomenda-se que as fórmulas não sejam mantidas em temperatura ambiente por mais de duas horas, mesmo quando a diluição ocorre em temperatura não inferior a 70ºC, tendo em vista a possibilidade de contaminação tanto no preparo quanto durante a alimentação.

Os pais devem aquecer as fórmulas infantis até a temperatura corporal. As mamadeiras cheias (ou os recipientes para as fórmulas infantis, caso sejam usados revestimentos de plástico descartáveis) são aquecidas em banho-maria e permite-se que elas atinjam a temperatura corporal.

A água que será utilizada para preparar o leite deve ser de qualidade e estar livre de bactérias e outros micro-organismos. Por isso, o ideal é usar água mineral ou, se for preciso usar água de filtro comum ou da torneira, que ela seja fervida anteriormente para matar qualquer bactéria que ela possa conter.

Use qualquer fórmula preparada dentro de 24 horas. Quando a fórmula estiver pronta para consumo, volte a aquecê-la e coloque-a em uma garrafa ou água quente em um período de até 15 minutos até que esteja próxima a temperatura do corpo.

Nan Pro é o produto mais próximo do leite materno, o que o torna o mais recomendado pelos pediatras.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir.

Forçar o bebê a pegar a mamadeira, além de ser pouco efetivo — já que ele não vai sugar o líquido — ainda pode estressar a criança desnecessariamente. O ideal é, em momentos de recusa, voltar a oferecer a mamadeira uma hora depois. Quando o bebê estiver com muita fome, a tendência é que ele aceite a mamadeira.

Ao despejar água aquecida a 70°C para esterilizar a mamadeira, as partículas acabam sendo liberadas no interior do objeto e contaminam o leite. Ao sacudir a mamadeira para misturar o leite em pó, a contaminação é ainda maior, de acordo com os pesquisadores.

A maneira mais segura para preparar a fórmula é ferver a água antes do uso. Deixe a água esfriar antes de misturar com a fórmula.

A resposta para a pergunta “pode requentar o leite de fórmula?” é não. O reaquecimento pode causar o crescimento de bactérias, o que pode ser perigoso para a saúde do seu bebê.

Recomendamos usá-la nas duas primeiras horas após a preparação, pois a fórmula preparada pode estragar se deixada por mais de duas horas em temperatura ambiente. Além disso, a partir do momento em que você começar a alimentar o seu bebê, esse leite deverá ser usado por apenas uma hora.

Embora o tempo recomendado para começar a dar água para o bebê seja após os 6 meses de vida, se o bebê tem necessidade de ser alimentado por fórmulas, também deve-se introduzir a água na dieta quando iniciar com a fórmula, para evitar prisão de ventre, cólicas e sobrecarga dos rins.