Pode guardar feijão temperado no congelador?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Também é possível congelar o feijão já temperado, mas a única dica aqui é tomar cuidado com o tempero, pois o congelamento vai acentuar o sabor.

3 dias

Não: o feijão já temperado pode ser armazenado por até 3 dias na geladeira.

O feijão cozido pode ficar no congelador por até 3 meses, assim como a maioria dos alimentos. Por isso, é muito importante você colocar uma etiqueta com a data de validade ou a data em que você preparou o alimento, viu? Para não dar ruim depois!

Congele o feijão sem tempero
A principal dica para deixar o feijão congelado sempre fresquinho é prepará-lo sem tempero. Quando for descongelar, acrescente o tempero junto com uma quantidade média de água e pronto.

No caso do feijão, por exemplo, você só precisa pré-cozinhar os grãos na panela de pressão (deixe no fogo em um período de 30 a 40 minutos) e, depois, é só esperar esfriar, colocar num pote de plástico e botar para congelar.

Comida descongelada pode voltar ao freezer? Congelar alimentos aumenta a vida útil deles e desacelera a proliferação de micro-organismos, mas, ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não esteriliza os produtos - e, por isso, retornar ao congelador o que já foi descongelado oferece riscos à saúde.

Modo de preparo
Toda vez que descongelar a porção de feijão, tempere com sal a gosto e uma porção do óleo com alho. Depois, basta ferver o feijão já temperado com a mistura e água. Se preferir, acrescente a folha de louro no preparo.

Congela? Sim! Muito bem! Coloque em potinhos com a quantidade que sua família consumiria em uma refeição e depois de frio leve ao freezer.

Congelar feijão já temperado
Também é possível congelar o feijão já temperado, mas a única dica aqui é tomar cuidado com o tempero, pois o congelamento vai acentuar o sabor.

Ao guardar o feijão cozido na geladeira, é importante lembrar que ele dura, no máximo, 5 dias.

Alimentos prontos
Os alimentos já prontos devem ser congelados em pequenas porções. Caso você cozinhe com a intenção de congelar o excedente, evite sal e especiarias em excesso. Os condimentos podem alterar o sabor durante a conservação. Prazo: até três meses.

PODE CONGELAR
Para descongelar, tire do freezer e passe para a geladeira um dia antes. Se esqueceu de descongelar de um dia para o outro, pode descongelar na panela, em fogo bem baixo, com a panela tampada e mexendo de vez em quando.

A estratégia para evitar desperdício é congelar as porções como costumam ser usadas na sua casa (individuais, se você cozinha só para você, ou do tamanho da família, por exemplo). Arroz e feijão A dupla base da cozinha brasileira congela que é uma beleza. O arroz pode ir direto pro freezer depois de esfriar.

O feijão cozido deve sempre ser congelado sem nenhum tempero, nem mesmo sal. Assim, os grãos não perdem textura e o sabor não é modificado quando volta à panela. Na hora de descongelar, o feijão pode ir direto do freezer para a panela: faça o refogado, junte o alimento e mexa de tempos em tempos até aquecer e encorpar.

Coloque na geladeira em um recipiente fechado
Guardar na geladeira é importante para conter o desenvolvimento de microrganismos (eles se desenvolvem na umidade, em temperatura ambiente e em pH neutro, geralmente).

R: Sim, é possível congelar o purê de batata em porções individuais para facilitar o descongelamento e reaquecimento posteriormente. Basta dividir o purê de batata em porções individuais e congelar em recipientes herméticos ou sacos de congelação adequados para freezer.

No congelador, o arroz cozido pode ser armazenado por até 3 meses sem perder sabor ou consistência. Antes de levar ao freezer, espere o alimento esfriar completamente e divida em porções, lembrando-se sempre de colocar uma etiqueta com a data em que ele foi cozido.