Pode guardar a comida quente na geladeira?

Perguntado por: ocruz8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.

Se o alimento estiver tampado, ele vai demorar mais para resfriar. Quando tampado, o indivíduo pode perceber que algo está errado se a tampa do alimento estiver gotejando. Isso é um ambiente propício para a proliferação de bactérias — explica o biomédico.

Cubra o prato quente com uma tampa ou papel-alumínio antes de fechá-lo na bolsa e deixe lá por no máximo três horas antes de servir o prato. As bolsas térmicas podem ser compradas em grandes supermercados ou lojas de artigos para cozinha. Existem opções reutilizáveis e descartáveis.

Mas você nunca deve fazer isso. Primeiro, você não quer estragar a sua geladeira. Além disso, as comidas muito quentes vão alterar o funcionamento do eletrodoméstico e podem até mesmo estragar os alimentos que já estão ali guardados.

Quanto às alterações enzimáticas, elas são causadas pelas enzimas ou fermentos contidos nos próprios alimentos. Quando os alimentos se encontram na fase de deteriorização, ocorre o ataque de fungos, leveduras e principalmente de bactérias que aceleram mais ainda o processo.

Pare de guardar panelas dentro da geladeira. Embora pareça prático, esse hábito compromete o utensílio e pode prejudicar a saúde.

Mantenha a porta fechada
Na falta de luz, o tempo máximo de conservação dos alimentos dentro da geladeira é de 4 horas, e no freezer, de 24 horas. Por isso, manter a geladeira fechada pode ser uma boa escolha.

Os dias quentes são um perigo para quem leva marmita! Especialmente nesses dias, evite levar marmitas com os alimentos do tópico de cima. A melhor solução é manter a marmita refrigerada até o momento de sair de casa, transportá-la em uma bolsa térmica e colocá-la na geladeira assim que chegar no trabalho.

BANHO DE GELO!!! Não é tão difícil, só precisam evitar molhar o alimento com o próprio gelo. (*) É isso que temos estabelecido por lei na RDC 216/04 da ANVISA.

Comida pronta
Para que os alimentos durem por mais tempo, é importante guardá-los em recipientes de vidro ou de plástico limpos e com tampa, de forma que não entrem em contato com outros alimentos, especialmente com os crus.

As marmitas armazenadas no freezer a -18°C duram congeladas por até 30 dias. Já as marmitas armazenadas na geladeira em até 5ºC duram por até 5 dias. Mas esteja sempre atento, para garantir que nenhum problema de armazenamento afete a qualidade do alimento.

quatro dias

Carnes cozidas geralmente precisam de temperaturas de refrigeração entre 1ºC e 4°C, e podem ser mantidas na geladeira por um período de um a quatro dias, dependendo do tipo de carne, do teor de gordura e da forma como a carne é preparada.

Coloque uma panela com cerca de 2cm de água e deixe ferver, e coloque os alimentos em uma tigela ou panela menor e acomode em cima da panela com água, misture o alimento de tempos em tempos para que o calor se distribua e que tudo fique bem aquecido.

A agência britânica recomenda que se requente uma refeição apenas uma vez. Porém, a verdade é que é seguro fazer isso várias vezes, desde que a comida tenha sido colocada no refrigerador conforme explicado acima. Mas tenha em mente que o sabor do prato não vai melhorar a cada reaquecimento.

Pode recongelar após você coccionar um alimento que antes estava cru e congelado. Por exemplo: um frango que você comprou congelado, cozinhou e agora vai congelar. Quando você muda a estrutura do alimento pela cocção pode congelar novamente", diz a nutricionista.

6 dias

Mais uma dica: depois de cozido, o arroz dura de 4 a 6 dias na geladeira. Você deve refrigerá-lo até duas horas depois do cozimento e conservá-lo em recipiente hermético.