Pode gravar conversa na escola?

Perguntado por: upires4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Ou seja: é permitido, por exemplo, que o participante de uma conversa telefônica grave o diálogo mesmo sem o consentimento da outra parte. A mesma regra seria válida para o ambiente da sala de aula. A gravação de imagens, por vezes, acaba se demonstrando útil.

De acordo com a lei, você pode gravar alguém em sua própria casa com uma câmera escondida sem que eles saibam, desde que seja com a finalidade de segurança.

Quando você utiliza a imagem de alguém ou gravar sua voz ou imagem para uso de sua empresa, instituição ou para divulgação de qualquer natureza, você precisa de permissão para usar essa imagem ou gravação. Essa permissão é concedida por escrita por um Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz.

Quando o docente cria uma série de barreiras para entregar o dispositivo móvel ao aluno, ele arrisca estar cometendo o crime de apropriação indébita. Além disso, está agindo com abuso de autoridade.

Na decisão, foi pontuado que é lícita a gravação de conversa (ou gravação clandestina) realizada por um dos interlocutores, mesmo sem o conhecimento do outro, quando não existe causa legal de sigilo. Nesse caso, a gravação pode perfeitamente ser utilizada como prova em processo judicial.

Para gravar dicas para seus alunos, você vai precisar abrir um perfil no TikTok. Na hora de criar um perfil no TikTok – essa dica vale para qualquer outra rede social –, defina o seu nicho de atuação. É bom ter a palavra “professor” ou “professora” no seu nome de perfil, por exemplo.

1º Esta lei tipifica o ato de fotografar, filmar ou captar a voz de pessoa, sem autorização ou sem fins lícitos, prevendo qualificadoras para as diversas formas de sua divulgação. Art. 2º Filmar, fotografar ou captar a voz de pessoas, sem autorização ou sem fins lícitos: Pena - reclusão, de um a dois, e multa.

A gravação não é ilícita se foi feita para exercer legítimo direito de defesa em processo criminal. Se uma terceira pessoa grava a conversa íntima entre duas pessoas, sem autorização judicial, essa gravação é ilícita como meio de prova, salvo se fez a gravação para fins de defesa em processo-crime.

Se você fotografa ou filma alguém com a finalidade de produzir prova perante a Polícia ou a Justiça, por exemplo, esse registro é permitido, sobretudo em ambientes públicos. Contudo, se por um lado o registro é permitido para tais finalidades, a veiculação, por outro lado, não é.

O Projeto de Lei 3311/20 criminaliza o registro fotográfico ou cinematográfico não autorizado em estabelecimento de saúde. A pena prevista é de detenção de um a oito meses ou multa, que será aplicada em dobro se o crime ocorrer durante período de emergência pública em saúde, pandemias e epidemias.

A gravação das conversas alheias por si só, em regra, não construí fato criminoso, a divulgação das gravações sim; Portanto fique atento, é SIM perfeitamente admitido a gravação da conversa desde a pessoa que gravou esteja participando do diálogo, mesmo que sem autorização da outra parte.

Gravar uma chamada

  1. Abra o app Telefone .
  2. Faça ou receba uma chamada.
  3. Para gravar sua chamada, toque em Gravar. na tela de chamada em andamento.
  4. Para interromper a gravação, toque em Parar gravação .

Em repartições públicas, é vedado a qualquer servidor impedir o registro de imagens, ressalvados os locais de acesso restrito, declarados previamente pela autoridade competente.

O direito de imagem, de acordo com os citados dispositivos, é irrenunciável, inalienável, intransmissível, porém disponível . Significa dizer que a imagem da pessoa ou sua personalidade física jamais poderá ser vendida, renunciada ou cedida em definitivo, porém, poderá, sim, ser licenciada por seu titular a terceiros.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6171/16, que assegura a qualquer cidadão o direito de não ser impedido de gravar imagens em locais públicos, desde que respeitada a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.

O texto dá autonomia para professores e coordenadores revistarem as mochilas dos alunos e amplia o suporte das forças de segurança pública. “Essa lei compila várias legislações existentes”, destacou Caiado.

"Os/as alunos/as das escolas públicas e particulares ficam proibidos/as de namorar com intimidades, beijos e abraços dentro das dependências escolares", diz o primeiro artigo do projeto de lei 67/2009.

Professor constranger aluno é crime. A Lei do aluno contra o professor é uma forma de defender o direito do aluno. Que o professor saiba que humilhar aluno é crime, olha o que diz o Comentários ao Código Penal, 3/378. III do art.

E uma das formas mais práticas de se usar esse áudio no curso do processo é combinando a degravação com a comprovação da custódia probatória. Esta pode ser feita por Ata Notarial, certificação digital ou qualquer outro meio que garanta a sua autenticidade.