Pode furar bolha dentro da boca?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Jamais deve-se furar as bolhas, pois isso pode agravar a lesão.

Na maioria dos casos, a tendência é que a lesão se desfaça sem que seja necessária nenhuma intervenção do dentista. Isso porque o canal que sofreu a lesão tende a cicatrizar. Então, a mucocele geralmente rompe, eliminando o líquido do seu interior. Dessa maneira, a área afetada volta ao normal.

Deve tratar por meio da excisão cirúrgica direta com bisturi. Tal remoção cirúrgica ocorre por meio da aplicação de anestésico de forma infiltrativa periférica à lesão para que não haja descaracterização desta e facilite o acesso adequado.

A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.

Não faça nada e apenas aguarde a cicatrização; Opte por uma pequena cirurgia para remover a lesão; Receba uma injeção de corticosteroide para acelerar a cicatrização e diminuir a inflamação local.

Herpes labial: quanto tempo dura
As feridas da herpes labial geralmente somem entre 7 e 14 dias em pessoas com a imunidade regular.

Na maioria das vezes a mucocele é um problema que desaparece sozinho, sem a necessidade de qualquer intervenção. Portanto, o problema costuma se solucionar com o rompimento da bolha, levando a uma pequena ferida que cicatriza em alguns dias.

Para isso, existem hábitos que podem ajudar. – Ingerir alimentos que estimulam o fluxo salivar como jiló, hortelã, maçã, pera, rúcula, aspargos, agrião, salsão e limão. – Beber muito líquido como água, sucos de frutas, chás de erva-doce, boldo e carqueja. – Mastigar bem os alimentos.

A micromarsupialização modificada demonstrou neste relato de caso ser uma técnica simples, bem tolerada pelo paciente, pouco invasiva, de baixo custo e eficaz no tratamento da mucocele selecionada. A mucocele é uma lesão benigna da cavidade oral envolvendo as glândulas salivares e seus respectivos ductos.

A mucocele também pode ser chamada cisto mucoso. Ela é caracterizada pelo acúmulo de líquido salivar dentro de uma bolha em regiões como a boca, a língua, o interior das bochechas e os lábios (normalmente, o inferior).

Tratamento do cisto mucoso
Ele pode usar uma agulha estéril para furar a parte superior do cisto e drenar o líquido e, por fim, o cisto desaparecerá.

Embora existam diferentes tipos de tratamento para a lesão de mucocele, a remoção cirúrgica da glândula salivar obstruída ainda é a técnica mais utilizada, mostrando-se ser uma manobra relativamente simples, rápida, segura e de bom prognóstico, podendo ser realizada tanto por odontopediatra como clínico geral, desde ...

A área médica especializada costuma ser unânime nesta resposta: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. A ... Quando as bolhas estão íntegras e o tempo decorrido da queimadura até o atendimento for menor que 1 hora: devem ser aspiradas com agulha ...

Alerta: o rompimento da bolha sem assepsia multiplica o risco de infecção bacteriana secundária e não é recomendável. Complementação: As queimaduras que envolvem bolhas são classificadas como de 2º grau.

Use vaselina ou Vick Vaporub entre os dedos ou em locais que você percebe que são mais sensíveis à formação de bolhas. Esses produtos “escorregam” e diminuem o atrito da meia contra a pele e entre os dedos; uma alternativa eficiente.

Entretanto, alguns cuidados podem ajudar a evitar o surgimento das bolhas, como:

  1. morder lápis ou canetas;
  2. morder lábios e parte interna das bochechas;
  3. mastigar com cuidado para evitar morder a língua ou parte interna da boca por acidente.

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.