Pode furar a cartilagem da orelha?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Toda a cartilagem pode ser perfurada, incluindo o trágus, o que torna a orelha um lugar versátil para quem deseja usar várias joias. A dor é relativa, alguns lugares doem mais que outros, lembre-se quanto maior for a sua vontade de furar, mais suportável será a dor!

Farmácia. De acordo com a Anvisa, as farmácias estão autorizadas a realizar a perfuração apenas para a colocação de brincos. Além disso, só há como furar a orelha com pistola na farmácia, visto que é o único método permitido.

Valor. A aplicação de um piercing na orelha custa a partir de 50 reais. A depender da joia utilizada, esse valor pode subir para 100 ou até 150 reais.

Tragus: Esse tipo de furo é colocado na parte interna da orelha. Essa região tem cartilagem mais firme, por isso é mais dolorida.

Quanto tempo demora pra cicatrizar a orelha furada? O processo de cicatrização irá demorar de 4 a 8 semanas e nesse tempo é recomendado que você não troque a joia utilizada no momento do furo, por isso é fundamental que você opte por uma peça de boa qualidade.

São vários motivos, e o principal é que a pistola é de plástico, impossibilitando uma esterilização por autoclave. Sendo assim, quando realizada a perfuração, os fluidos corporais ficam no local, proporcionando facilidade em uma contaminação cruzada.

“Regiões de cartilagem podem levar meses para cicatrizar, o umbigo toma cerca de duas semanas e a língua apenas uma.” A região da boca pode ser considerada um dos piores lugares para a perfuração.

A pistola força um objeto que não é contundente a furar a pele danificando os tecidos e podendo provocar uma cicatriz quelóide (um alto na parte de trás da sua orelha). Para além do mais, como não se pode colocar uma pistola numa autoclave, a única maneira de a esterilizar é usar uma solução antiséptica.

O ideal é escolher peças de ouro, aço cirúrgico ou titânio, pois são as mais difíceis de serem rejeitadas pelo organismo. Joias que possuem níquel em sua composição, como semijoias por exemplo, não são indicadas para fazer a perfuração.

Por fim, utilizar uma agulha de piercing para furar a orelha é o melhor e mais seguro dos métodos. Normalmente o processo é feito em estúdios próprios para piercings, com profissionais da área. Além disso, a agulha é sempre completamente esterilizada, o que impede qualquer infecção.

São eles: Aço cirúrgico, Titânio e Nióbio. Esses materiais são os mais indicados, pois, são materiais biocompatíveis, ou seja, amigos do corpo. Além disso, diminuem o risco de reações alérgicas. Após o período de cicatrização, as chances de alergias ou infecções são bem menores, então, você pode optar por outras joias.

Ao furar as orelhas com uma pistola de farmácia, você corre o risco de contrair infecções, sofrer reações alérgicas aos materiais utilizados e até mesmo causar danos irreparáveis ao seu ouvido. Além disso, essas pistolas geralmente não são esterilizadas corretamente, o que aumenta ainda mais o risco de infecção.

Após a cicatrização, é possível usar qualquer tipo de brinco no furo. O piercing transversal oferece muito estilo ao look, mas é necessário que você tenha dois furos na orelha, sendo um deles o helix. Já os pingentes são uma forma mais divertida de usar e abusar do seu furo no helix.

  • Cartilagem. O piercing na cartilagem da orelha é popular e continua sendo muito escolhido por quem decide aderir ao acessório. ...
  • Tragus. Para a aplicação desse piercing, é feito um furo na parte da orelha que fica localizada imediatamente à frente do canal auditivo. ...
  • Microdermal. ...
  • Septo.

Nível Dor II
Nesses lugares a pele é mais fina e sensível, então será preciso mais concentração e força de vontade para marcar essas regiões do seu corpo. Quer mesmo assim? Então, você pode pensar em lugares como: Nuca, Umbigo, Língua, Nariz (aba) e Cartilagem.

É possível fazer três furos na orelha no mesmo dia, sim. Mas, tenha em mente que será preciso ter cuidado e atenção no período de cicatrização.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Sendo assim: NADA DE DORMIR EM CIMA DO SEU NOVO PIERCING! E para evitar isso, o primeiro passo é fazer perfurações apenas em uma orelha por vez, mas se você gosta de dormir desse lado o travesseiro de viagem pode te ajudar, é só colocar ele na orelha para não pressionar o local ao se deitar.