Pode furar a bolha de queimadura?

Perguntado por: nhilario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Caso a queimadura forme bolha, não as fure ou estoure, pois elas servem como um curativo natural que protege o local da lesão.

As bolhas devem ser drenadas, mas não retiradas, pois servem como curativos biológicos. Mas atenção: esse procedimento deve ser realizado por um médico. Após o rompimento das bolhas, o local, então, é limpo com água corrente e clorexitina.

A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado.

Você não deve furar as bolhas das feridas, e nem passar nenhum tipo de hidratante comum ou óleo. Pomadas para queimaduras devem ser aplicadas, mas só se forem orientadas por um médico. Procure atendimento médico se as bolhas formadas forem muito grandes ou se elas estiverem com aspecto inflamado.

Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Após a cicatrização, a pele pode ficar um pouco escura, mas volta ao tom normal com o tempo. Não necessitam de atendimento médico e, geralmente, melhoram entre 3 e 6 dias.

Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.

A pele infectada fica vermelha, quente ao toque e, às vezes, inchada, e bolhas de gás podem se formar sob a pele. A pessoa geralmente sente dor intensa, muito mal-estar e febre alta. O diagnóstico é feito com base na avaliação de um médico, radiografias e exames laboratoriais.

O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele. Essas bolhas curam-se rapidamente, sem deixar cicatriz.

Não, o indicado é lavar a queimadura com água em temperatura ambiente e não utilizar água gelada ou gelo. "O objetivo da água é resfriar e interromper o processo de queimadura, para diminuir o dano. Com a reação inflamatória aguda típica das queimaduras, o paciente tem uma perda de sensibilidade.

Se tiver uma queimadura superficial, em primeiro lugar, coloque-a sob água fria durante vários minutos e, depois, aplique um creme para queimaduras ou cicatrizante de farmácia, aplicando de seguida um penso esterilizado.

Os Curativos para Bolhas Nexcare são ideais para proteger e cobrir bolhas, pequenos ferimentos como cortes e arranhões e pequenas queimaduras, auxiliando na cicatrização. São produzidos com gel hidrocolóide, um componente que absorve a secreção da bolha, aliviando a dor da região e ajudando na cura.

Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso. No entanto, se ela estiver incomodando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele.

Já a de segundo grau, afeta a epiderme e parte da derme, formando flictenas e a restauraçao dessas lesoes ocorre entre 7 e 21 dias.

Sulfadiazina de prata
É uma pomada de cicatrização que funciona como antibiótico e anti-inflamatório, prevenindo infecções e amenizando a ardência da pele. É indicada para tratamento de feridas cirúrgicas, escaras e feridas causadas por queimaduras.

Tem poder cicatrizante
Quem possui alguma cicatriz recente de cirurgia, tatuagem, cortes leves ou até mesmo queimaduras pode contar com o Bepantol para acelerar a cicatrização da área.

Pomadas com dexpantenol
Além da aloe vera, outra base interessante para a pomada contra queimaduras é a dexpantenol, como o Bepantol e o Probentol derma. O creme é indicado para queimadura de 1º grau que não formou bolha e age regenerando, hidratando e cicatrizando a pele, devido à vitamina B5 na composição.

Já para as queimaduras de segundo grau, também é preciso lavar a área afetada, porém por dez minutos para limpar a região e diminuir a dor. As bolhas formadas não devem ser rompidas. Após a lavagem, o ideal é aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1% e enfaixar o local delicadamente com ataduras.

Podemos considerar extensas todas as queimaduras maiores que uma área que mede mais que a palma da mão. Bebês e idosos devem sempre ser vistos por um especialista", explica o médico. Em casos de acidentes com queimaduras de segundo e terceiro graus, a pessoa atingida deve ir ao pronto-socorro para uma avaliação médica.

Desacredite de todas as receitas mágicas encontradas na internet, pois elas podem agravar o quadro da queimadura. Evite passar qualquer tipo de pomada, manteiga, pasta de dente ou hidratantes.