Pode fumar pod na rua?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo os cigarros eletrônicos, são proibidos desde 2009 no Brasil, conforme uma resolução da Anvisa (RDC 46/2009) sobre o tema. A proibição inclui a comercialização, a importação e a propaganda desse tipo de cigarro.

O cigarro eletrônico sem nicotina ainda sim não é uma opção segura ou recomendável, já que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças respiratórias. Uma doença pulmonar cada vez mais comum por conta do consumo do vape é a Evali, encontrada pela primeira vez em 2019.

No artigo da lei de 2009 que já especifica a proibição do uso de cigarros em ambientes fechados, houve a inserção da vedação do uso de cigarros eletrônicos.

O Inca reforça que os dispositivos não são seguros, podendo também causar dermatite, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer. Além disso, o Instituto alerta para o risco de experimentação do cigarro convencional, que pode ser três vezes maior para pessoas que usam cigarro eletrônico.

Porém, cabe alertar e informar sobre o quanto o cigarro eletrônico, pod ou vape podem fazer mal e os perigos que eles conferem à saúde das pessoas em geral e de atletas em particular, que incluem aumento do risco de câncer e de doenças cardiovasculares e pulmonares, além de doping.

O níquel é considerado cancerígeno.” No Brasil, em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, comercialização e propaganda dos dispositivos eletrônicos para fumar, que além dos cigarros incluem os produtos de tabaco aquecido.

Cigarros eletrônicos causam dependência
Não é fácil deixar de usar cigarros eletrônicos porque, assim como os cigarros convencionais, eles contêm nicotina, substância que causa dependência. Algumas das versões eletrônicas têm sal de nicotina, que é ainda mais potente e viciante.

Art. 1º Esta lei tipifica criminalmente a produção, importação e comercialização de cigarros eletrônicos, alterando o Decreto- Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, Código Penal. para venda cigarro eletrônico. Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.”

Dentre os diferentes tipos de cigarros eletrônicos (narguilé, e-tank, Juul, e-cigarrete, pods, vapes), qual é o menos danoso? Apesar de os diferentes tipos de produtos serem apelativos do ponto de vista comercial, nenhum deles mostra resultado de segurança à saúde respiratória e cardiovascular.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o uso do cigarro eletrônico aumenta em mais de três vezes o risco de se experimentar o cigarro convencional e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro.

Trata-se do Cyclone Pods Mango.

Por que não fumar antes de dormir? Apesar de ser legalizado, o cigarro é uma droga como as demais e desencadeia uma série de reações no sistema nervoso central, desequilibrando o funcionamento normal do organismo. Os efeitos do consumo do tabaco é semelhante ao efeito do álcool.

Como o cigarro eletrônico funciona
O objetivo é fornecer uma sensação semelhante à inalação de fumaça de tabaco, mas sem a fumaça.

Para entender quanto tempo dura um pod de 1500 puffs, vamos fazer o mesmo exercício: se você vaporar 150 vezes por dia, seu pod descartável não vai mais ter juice disponível após dez dias de uso. No geral, inclusive, um pod com 1500 puffs tem a duração de consumo aproximada de um maço de cigarros.

Pod descartável sem nicotina
Elas são indicadas para quem procura o uso recreativo do vape, como usar em festas ou encontros com os amigos e são opções mais saudáveis que não causam dependência.

Os dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo os cigarros eletrônicos, são proibidos desde 2009 no Brasil, conforme uma resolução da Anvisa (RDC 46/2009) sobre o tema. A proibição inclui a comercialização, a importação e a propaganda desse tipo de cigarro.

Como vimos, você pode sim tragar o cigarro eletrônico, justamente porque ele foi criado como um método para substituir os cigarros tradicionais sendo menos agressivo para a saúde. Como ele não contém substâncias como o alcatrão e o dióxido de carbono, o efeito do vapor tende a ser menor no organismo.

A resposta é sim, eles foram feitos para serem tragados principalmente por quem deseja se livras dos cigarros convencionais. Portanto algumas pessoas usam o cigarro eletrônico somente para sentir o sabor das essências, sem a necessidade de levar o vapor até os pulmões.