Pode fumar na adolescência?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Um estudo publicado hoje nos Estados Unidos mostra que pessoas que começam a fumar cigarro muito jovens têm maiores dificuldades de interromper o hábito na vida adulta. O resultado conclui que fumar cigarros, inclusive apenas como forma de experimentar, devem ser fortemente desaconselhados entre os adolescentes.

E o consumo, inicialmente social, pode se transformar em vício. Se na fase adulta o tabagismo pode trazer o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, impotência sexual, câncer de laringe, boca e pulmão, em um organismo jovem essas consequências podem ser piores.

Os efeitos negativos do fumo começam com a primeira inalação
Também atinge as gengivas e começa a danifica-las. Com o tempo, as gengivas escurecem. O fumo então atinge a garganta, onde danifica o revestimento do esófago. Com o tempo, isso pode levar ao cancro da garganta.

Mesmo quem fuma uma vez por dia ou fumou pela primeira vez já consegue sentir os efeitos malignos que o cigarro pode causar ao organismo; veja. Apenas um trago. Essa é a quantidade suficiente de interação com o cigarro para que sua saúde já comece a sentir os malefícios da nicotina.

É proibido fumar em locais coletivos fechados , sejam privados ou públicos. Conforme prevê a lei federal 9294/96, é proibido o uso de cigarros e produtos semelhantes, derivados do tabaco, em locais coletivos fechados, sejam privados ou públicos...

Só em 2016, a FDA, órgão de vigilância sanitária americana, passou a regulá-los como "novos produtos de tabaco" e tornou ilegal vender vapes a menores de 18 (em 2019, subiu para 21 anos).

18 anos de idade

Jovens menores de 18 anos podem ser proibidos de comprar narguilés ou cachimbos. A venda de acessórios de fumo, como narguilés, cachimbos e papéis, pode ser proibida à jovens menores de 18 anos de idade, de acordo com o Projeto de Lei 1600/20.

Procure conversar com o adolescente e apontar os malefícios do uso de tóxicos. Essa conversa deve ser feita na tranquilidade, respeitando as opiniões do seu filho e não oprimindo-o. Encorajá-lo a largar o vício também é algo que deve ser dito frequentemente.

Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo. Portanto, conseguir ficar sem o cigarro é o melhor dos mundos.

Quem fuma imediatamente ao se levantar mostra níveis mais altos de nicotina em relação aos que esperam até o café da manhã para acender um cigarro, correndo assim mais risco de câncer de pulmão, segundo um estudo da Universidade de Penn State (EUA).

Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.

Ninguém fica dependente com um cigarro. No tabagismo, a dependência vem do hábito. Quanto mais exerce esse comportamento, mais agrega. Não é dependência em si, mas associações de comportamento na sua rotina.

“Não existem níveis seguros para o consumo de cigarros ou de qualquer derivado do tabaco, mas quem fuma dois ou mais maços por dia corre mais riscos de enfarto, derrame, enfisema pulmonar e câncer”, afirma a diretora do Cratod, Luizemir Lago.

Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia.

Ou seja: fumar dirigindo dá multa! A advogada especialista em Trânsito Luciana Mascarenhas explica que não existe uma legislação específica para a ação de fumar dirigindo. Porém, enquanto manuseia o cigarro, o condutor acaba cometendo infrações previstas pelo CTB.

A lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar. O cigarro continua autorizado dentro das residências, das vias públicas e em áreas ao ar livre. Estádios de futebol também estão liberados, assim como quartos de hotéis e pousadas, desde que estejam ocupados por hóspedes.