Pode fritar frango com azeite de oliva?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

O motivo - falso - é que as moléculas de gordura desse tipo de azeite seriam queimadas a uma temperatura inferior à dos demais e, por isso, ele produziria aldeídos e outros compostos químicos que poderiam ser tóxicos e dariam um sabor ácido para os alimentos.

Sabia que o Azeite Extra Virgem é o melhor óleo para fritar que um óleo de sementes de girassol? O que ocorre é que os óleos de sementes como girassol, canola, milho, soja contém gorduras poliinsaturadas, as quais se degradam mais facilmente, produzindo compostos de oxidação que não são nada bons para a nossa saúde.

Portanto, a recomendação é que o azeite seja utilizado em alimentos após o preparo, como em saladas, molhos e em finalizações. Em altas temperaturas, como para frituras, o óleo é mais resistente, mas, se requentado, também perde nutrientes.

Cozinhar Pode Destruir Alguns Dos Antioxidantes No Azeite
Dificilmente cozinhar com azeite irá oxidá-lo ou deteriorá-lo significativamente. Porém, aquecer o azeite pode degradar alguns de seus antioxidantes e de sua vitamina E, por se tratarem de substâncias mais sensíveis ao calor.

O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

Azeite Tipo Único Gallo 500ml: O azeite tipo único é ideal para refogar e cozinhar alimentos, pois mantém suas propriedades mesmo quanto exposto à altas temperaturas. Possui sabor extra suave, adequando-se a diversos tipos de pratos. Acidez máxima 1%.

O azeite pode ser uma alternativa adequada
O azeite contém boas propriedades para cozinhar, mas vale lembrar que ele não deixa de lado a necessidade de usar o óleo, mesmo que tenha características melhores do que este.

Sim pode usar Azeite, os óleos de origem vegetal não elevam o colesterol. O Colesterol pode ser aumentado por gorduras de origem animal.

Ovo frito feito com azeite é a melhor opção!
É claro que existem diversas formas de preparar esse alimento, no entanto, alguns itens usados para evitar que o ovo grude na frigideira, como os óleos e a manteiga, podem acabar fazendo com que esse item não seja mais tão saudável.

azeite de oliva

Martin Grootveld, professor da Universidade de Montfort, no Reino Unido, recomenda o azeite de oliva em geral para fritar e para cozinhar. "Primeiro porque ele gera níveis menores desses componentes tóxicos, e segundo porque os componentes que se formam são menos danosos para o corpo humano", garante Grootveld.

O azeite pode ser usado para temperar saladas e legumes ou para fazer estufados e fritar, além de também poder ser utilizado no pão, por exemplo, em substituição da manteiga, sendo uma opção mais saudável.

O azeite só perde suas propriedades antioxidantes se você aquecê-lo por longos períodos e em temperaturas superiores a 180ºC. Esquentá-lo em baixas temperaturas não traz qualquer prejuízo à saúde, não forma substâncias tóxicas, nem gordura saturada e, muito menos, gordura trans.

Especialmente para quem quer mais saúde e qualidade de vida. Substituir manteiga por azeite garante mais saúde para você e sua família. Ao contrário da manteiga, o azeite de oliva tem baixo teor de gordura saturada. Além disso, é rico em antioxidantes.

O azeite de oliva é muito conhecido por ter propriedades benéficas para o coração e para o cérebro - afinal, é fonte de ácidos graxos (gorduras "do bem"), antioxidantes (que previnem a degeneração dos neurônios), minerais e vitaminas importantes para o sistema circulatório.

Já o azeite de oliva extra virgem nunca é extraído dessa maneira agressiva.
...
Exemplos de problemas que podem ser influenciados por disruptores endócrinos de resíduos de solventes petroquímicos são:

  • TPM.
  • Endometriose.
  • Infertilidade.
  • Ovários policísticos.
  • Hipotireoidismo.
  • Câncer de próxtata.

O excesso de azeite altera o valor nutricional do prato, tornando-o demasiado calórico e rico em gordura. Apesar do azeite poder e dever integrar uma alimentação saudável, deverá ser usado com moderação. Tente limitar a ingestão de azeite a duas colheres de sopa por dia.

azeite de oliva

O azeite de oliva é o óleo mais saudável devido à sua composição (ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) - 80% predominando o ácido oleico (ômega 9), com importante ação na redução da fração LDL-colesterol e melhora do HDL-colesterol) e antioxidantes naturais que auxiliam na redução da sua oxidação.