Pode fritar batata frita com gordura vegetal?

Perguntado por: scoutinho . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

1) Qual óleo usar para fritar? Para gorduras feitas por imersão, é recomendado usar óleos e gorduras tais como: óleos vegetais (milho, canola, algodão, amendoim, óleo/gordura de coco, ou até mesmo o azeite de oliva) e /ou banha de porco. Eu preferencialmente gosto de usar banha de porco!

A gordura vegetal é aquela extraída de vegetais e pode ter um papel grande na saúde humana, por ser insaturada.

Considerações ao escolher um óleo de cozinha
Os óleos que contêm níveis mais baixos de ácido linoleico, como azeite e óleo de canola, são melhores para fritar. Óleos poli-insaturados, como milho, girassol e cártamo, são melhores para usar em temperos do que para cozinhar.

As gorduras de origem vegetal têm como grande vantagem ajudar justamente a reduzir o colesterol ruim e consequentemente o risco de doenças cardiovasculares.

Elas são usadas para modificar a textura dos alimentos, por exemplo, dar aquela 'crocância' naqueles que são submetidos à fritura. Outra razão é que as gorduras vegetais aumentam o prazo de validade dos alimentos.

A diferença entre gordura e óleo vegetal pode geralmente ser descrita pela viscosidade à temperatura ambiente; as gorduras são sólidas e os óleos são líquidos. Outra coisa que pode ser determinada pela mesma medida é se a gordura é insaturada ou saturada, que geralmente é sólida.

Apesar de ser um pouco mais caro, o óleo de algodão rende de 3 a 4 vezes mais do que o de soja. Assim, o seu valor acaba compensando, pois o produto demora mais tempo para escurecer e se tornar aquele óleo com espuma que não pode mais ser utilizado em outros pratos.

Sim. Na verdade existem diversos usos dela: -Em restaurantes por exemplo, ela é muito utilizada para fritar alimentos pois o seu ponto de fumaça é alto, isto é, mesmo sendo elevada à altas temperaturas, a gordura hidrogenada irá demorar para queimar, diferente do azeite de oliva e da manteiga, por exemplo.

A gordura vegetal hidrogenada, também conhecida como gordura trans, aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (infarto e derrame). Segundo o nutrólogo, a redução do consumo de gorduras trans deve ser uma recomendação de políticas de saúde pública voltada à prevenção da doença cardiovascular.

— As gorduras insaturadas, presentes nos óleos de origem vegetal, diminuem a pressão arterial, provavelmente por relaxar a musculatura vascular. Seu consumo regular também reduz os níveis do LDL e inibe a formação de placas — diz Nascimento.

Azeite extra virgem
O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem.

Bom somente para cozimentos, pode ser usado em preparações quentes sem prejudicar a saúde. Porém, por ser rico em gorduras saturadas, deve ser usado com moderação. MARGARINA: feita com óleos vegetais, sofre uma processo de hidrogenação e mais aditivos, branqueadores.

Uma forma simples de reutilizar o óleo é fazer sabão caseiro. A melhor parte é que você poderá usar o sabão produzido na limpeza de sua casa ou restaurante. A receita é bem fácil e em poucos passos você consegue dar uma nova utilidade à gordura.

Essas gorduras são feitas á partir de um processo na indústria chamado de hidrogenação, nele, o óleo vegetal é bombardeado por outras moléculas, que junto com o ambiente de alta pressão, muda a estrutura do óleo, transformando-o de líquido para uma gordura sólida.

A fritadeira elétrica profissional água e óleo exige um cuidado um pouco maior com a limpeza, pois a retirada dos resíduos precisa ser feita regularmente para evitar que o nível de água suba, e a água ferva. Ah! E esses modelos não permitem usar gordura vegetal no lugar do óleo.

A gordura saturada é prejudicial ao organismo e, além disso, não é essencial para o bom funcionamento do corpo. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL). Essas placas se depositam nos vasos sanguíneos, causando uma série de problemas cardiovasculares.

A maioria das gorduras de origem animal é rica em ácidos gordos saturados, alguns prejudiciais à saúde, porque aumentam o "mau" colesterol (LDL) no sangue. O risco de desenvolver obesidade e doenças cardiovasculares é acrescido. Por isso, as gorduras vegetais costumam ser consideradas mais benéficas.

Margarina – Feita principalmente à base de gordura vegetal (a mais saudável), com um pouco de gordura animal (até 3%). As com maiores teores de gordura são mais indicadas para uso culinário. Creme vegetal– Feito apenas com gorduras vegetais, tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas.