Pode frear no ponto morto?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Sem uma marcha engatada, o freio-motor não ajuda a reduzir a velocidade do veículo. Com isso, o motorista vai exigir mais esforço por parte dos freios, que podem não funcionar corretamente em uma situação crítica.

Qual a marcha que gasta mais gasolina? Não existe marcha que faça o veículo reduzir o consumo de gasolina. Contudo, é recomendado que o condutor mantenha velocidade constante (entre 40 e 70 km/h) e opte pela quinta marcha em terrenos planos.

O freio motor é uma forma segura de manter uma velocidade constante na descida de uma serra sem a necessidade de pisar constantemente no pedal do freio. Para que isso ocorra de forma eficiente, o motorista deve utilizar o câmbio e manter engatada marchas mais baixas para que o veículo comece a ganhar embalo.

Descer ladeira em neutro ou com o pé na embreagem, é uma prática incorreta que torna a direção perigosa. Isso dificulta o controle do carro o pode terminar em acidente de trânsito.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Isso depende muito do carro e de suas relações de marcha. Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha.

Cada carro tem sua potência e seu tipo de motor, mas de maneira geral, de acordo com especialistas, a velocidade ideal na estrada para economizar combustível é de 80 km/h a 100 km/h, podendo economizar até 20% de combustível em comparação com quem dirige a 120 km/h.

O mais adequado para quem busca economizar combustível é deixar o tanque cheio, mas nunca até o seu limite. Dessa forma, você minimiza o desperdício de combustível, uma vez que não haverá muito espaço para evaporação.

Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

NAS ESQUINAS DA CIDADE: Motoristas também devem redobrar a atenção nas curvas urbanas, pois não é raro ver pedestres atrás de ônibus parados, bancas de jornal, árvores etc, prontos para arriscar uma travessia. Portanto, é importante reduzir a velocidade o máximo que puder, usando a segunda marcha.

Aumentar a marcha: Quando o motor começa a “esgoelar”, emitindo um barulho mais forte, e o carro não estiver respondendo à pisada no acelerador, aumente a marcha. Reduzir a marcha: Se o motor começar a “engasgar”, perdendo a potência, o carro precisa de mais força e a marcha deve ser reduzida.

Trocando em miúdos, o uso do freio motor ou retarder nessas condições, dependerá também da habilidade do motorista. Importante também conscientizar os motoristas que na chuva, não devem andar com a suspensão erguida, mesmo aqueles caminhões que possuem ABS ou EBS, que é um sistema de freios controlado eletronicamente.

Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro. Se precisar diminuir a velocidade dentro da curva, use o freio motor (reduzindo a marcha) e pise de leve e com cuidado no pedal do freio.

Se o carro estiver descendo (indo para trás), seu pé também deve ir para trás (solte um pouco mais a embreagem).

Para subir ladeiras, a quarta e a quinta marchas não são recomendadas, devendo ser utilizadas quando o carro já estiver com maior velocidade. Sendo assim, a primeira marcha é a ideal para garantir que o carro tenha mais força para subir a ladeira sem surpresas.

Continuar lendo Como frear em curvas?