Pode ficar usando o Step?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

A utilização é apenas enquanto um novo não é providenciado. Isso porque a recomendação, no geral, é rodar com o estepe temporário à velocidade de 80 km/h. Acima disso, passa a ter risco de o componente explodir.

Andar na cidade com o estepe não é um risco alto. No entanto, em viagens longas, o estepe não terá um bom funcionamento em frenagens e tração.

No caso de automóveis que utilizam sistemas alternativos, o condutor que não tiver estepe não poderá ser enquadrado na infração do art. 230, X do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Dessa forma, para colocar o strap phone, você precisa aproveitar a capinha do aparelho. Geralmente, dá para colocar nos buracos do alto-falante e, em alguns casos, até mesmo no buraco da câmera, quando o módulo fica mais na lateral.

20 cm

1 – O step deve ser usado na menor altura possível e não deverá ultrapassar o máximo de 20 cm. 2 – É importante pisar com o pé todo na plataforma do step. Praticá-lo apenas com a ponta dos pés poderá gerar desconforto após a prática.

O estepe temporário só deve ser usado pelo tempo e distância necessários para chegar a uma borracharia ou a um lugar seguro. Ele tem durabilidade inferior e por isso só pode ser usado em até 80 km/h.

O que é um estepe? Um pneu reserva, também conhecido como estepe, refere-se a um pneu extra transportado para uma emergência e pode ser usado para substituir um pneu regular se ele estourar, furar ou tiver qualquer outro incidente. É uma roda sobressalente temporária menor e mais leve que os pneus padrão.

O estepe temporário é uma opção para além do estepe tradicional, sendo um tipo de pneu bem diferente do comum. Ele é muito mais fino e ocupa menos espaço, mas também tem menor resistência e não aguenta manobras bruscas, com um limite de 80 km/h para seu uso.

Não se assuste ao descobrir que o estepe do seu carro é menor do que os outros pneus! Isso mesmo. Na hora em que você mais precisa dele, nota que há uma diferença no tamanho do aro das rodas. O estepe menor foi desenvolvido para não comprometer o tamanho do porta-malas.

Em alguns veículos ela também pode ser encontrada em uma sinalização na porta dianteira. No caso do estepe, a pressão a considerar deve ser até 5 psi acima dos demais.

Na Língua Portuguesa, o correto é “estepe”, que designa o pneu reserva de um automóvel. Já na Língua Inglesa, o termo utilizado para a roda sobressalente é “spare tire”.

Se o estepe apresentar boas condições, mas já tiver 5 anos ou mais, não há problema. Em uma blitz, esse não deverá ser um motivo para penalizar o condutor. O que acontece é que, nas operações de fiscalização, são checadas as condições de desgaste do pneu, independentemente do ano de fabricação.

R$195,23

O estepe careca – um equipamento obrigatório do veículo – também é motivo de autuação. De acordo com o inciso 9º do artigo 230 do CTB, “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” é também uma multa de natureza grave no valor de R$195,23 e 5 pontos na carteira.

Eles asseguram que não existe previsão legal para multar ou, muito menos, para guinchar os veículos pelo tempo de fabricação dos pneus. Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), pneus não têm prazo de validade, mas sim garantia contratual oferecida pelos fabricantes, que é de cinco anos.

O pneu reserva, chamado popularmente no Brasil de estepe, é o pneu sobressalente que a maioria dos automóveis possuem obrigatoriamente como item de segurança.

Entre os exercícios para emagrecer na academia, o step é um treino que faz uma combinação de movimentos aeróbicos de baixo impacto sobre uma plataforma com altura ajustável. Uma aula com variação de 30 a 60 minutos pode promover uma queima calórica de 480 calorias, e trabalha os músculos do tronco, pernas e glúteos.

Quando necessita realizar movimentos mais controlados, como em step, pode se utilizar de degraus, escadas ou um banco, são ótimas opções.