Pode ficar sentada depois da cesárea?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

Os cuidados depois da cesárea

  1. Descanse bastante. Uma cesariana (ou cesárea) é uma cirurgia de grande porte. ...
  2. 2 – Cuide do seu corpo. Evite exercícios extenuantes, não suba ou desça escadas e não levante nada mais pesado que seu bebê. ...
  3. Alivie sua dor. ...
  4. Concentre-se em uma boa nutrição. ...
  5. Compreenda as mudanças pós-parto.

“A mulher que fez cesárea deve ficar, pelo menos, oito horas deitada. Só após esse período ela pode levantar para tomar o primeiro banho. Se passar desse período, mais a barriga vai se distendendo por causa dos gases, e isso provoca dor.

Parto normal - Não é recomendado no primeiro mês. Mesmo depois, é bom sentar em uma cadeira para levantar o filho mais velho, fazendo força no braço, e agachar com as costas eretas para pegar uma sacola no chão. O objetivo é poupar a coluna, fragilizada pelo peso que sustentou durante a gravidez.

Entre 8 a 24 horas após a cesariana, será incentivada a levantar-se. Como pode sentir tonturas, terá o apoio de uma enfermeira para se levantar e dar os primeiros passos. Nas primeiras 24 horas será mantida a soro e depois a líquidos. Um ou dois dias depois, serão introduzidos os sólidos, gradualmente.

Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.

Demora como qualquer outra cirurgia. Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

Higienização dos pontos da cesárea
A região onde estão os pontos da cesárea precisa de muita higiene. Tome banho normalmente, mas sempre com o curativo. Depois, refaça o curativo com cuidado, retirando as gazes molhadas, higienizando bem o local com álcool 70% e/ou o antisséptico receitado pelo médico.

O inchaço no pós parto deve durar até 8 dias, reduzindo dia após dia. Caso o inchaço esteja mais presente ou dure mais tempo, deve procurar ajuda médica, porque pode ser preciso avaliar a pressão arterial e verificar se existe alguma alteração importante no coração, rins ou fígado.

Especialistas dizem que não há nenhuma necessidade de fazer a depilação antes do parto. Mas se a gestante quiser, pode sim se depilar como de costume. É importante ressaltar que o excesso de pelos não atrapalha em nada o nascimento do bebê, independente se for normal ou cesárea.

Como você vai ficar deitada, a barriga pode comprimir a veia cava e causar enjoos e queda de pressão. Os analgésicos também podem ter esses efeitos. Sentiu-se mal? Avise o anestesista.

“É deixar o curativo por 24 horas e, depois disso, tirar, lavar bem com água e sabonete no banho. Se estiver bem sequinho, pode deixar exposto, sem curativo algum. Ou, de acordo com a indicação do médico, fazer um novo curativo com gaze e fita microporosa por cima.

Se não foi possível manter o tempo devido do resguardo e houve penetração vaginal deve observar se apresenta sintomas como: mal-cheiro na vagina, corrimento vaginal, sangramento ou aumento da dor na região púbica.

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.

A cesariana tem um tempo médio de recuperação de 060dias. Sendo que a recuperaçõa também fica a depender dos fios utilizados no procedimentos que variam a força de tensão entre 30 - 90dias, que ficam a critério da experiência e rotina de cada cirurgião e hospital.

Não tem segredo: a melhor posição para dormir é aquela em que a mulher se sentir mais confortável. É comum que depois da cesárea as mães prefiram dormir de lado ou de barriga para cima, mas isso não é uma regra. O importante é respeitar a cicatrização da cirurgia e procurar uma posição confortável para relaxar.

Uma cicatriz de cesárea com aspecto saudável é sequinha, sem vermelhidão e sem coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, não se assuste, afinal foram cortados nervos junto à pele.

Na primeira ou segunda semana depois do parto poderá sentir um desconforto e uma pressão ao urinar. Isto acontece devido à cirurgia mas desaparecerá quando o corpo começar a sarar.

“Esta sensação, que a gente chama de parestesia, é muito frequente e ocorre porque quando é feita a incisão, as terminações nervosas são seccionadas, e aí pode dar esta dormência. No entanto, ela é temporária, e em geral, dura de 6 meses a um ano”, esclarece o ginecologista.

Queloide na cicatriz da cesárea: o que fazer? O queloide pode ser tratado com fitas de compressão de silicone. “Esta compressão do gel de silicone em fita ajuda o queloide a diminuir”, afirma o cirurgião. Além disso, segundo ele, pode ser usada a injeção de corticoide intralesional.

A dor na barriga após a cesárea é algo normal de acontecer. Afinal são 7 camadas de tecidos lesionados para retirar o bebê. Porém, a dor é algo relativo. Ela pode variar de intensidade dependendo do organismo.