Pode ficar mexendo no piercing?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A única coisa que você consegue ao girar ou mexer no seu piercing recém feito é sabotar sua própria cicatrização, prolongando os efeitos do processo inflamatório natural da cicatrização (dor, vermelhidão e inchaço).

O que não pode comer quando coloca piercing ou faz tatuagem?

  • Alimentos gordurosos. Um dos principais fatores que dificultam a cicatrização do corpo e, consequentemente, a melhora na região em que foi feito o procedimento estético, é o acúmulo de gorduras. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Embutidos. ...
  • Café e refrigerantes.

Se você não mexer na joia, a pele pode cicatrizar em volta do metal e desenvolver uma infecção que, por sua vez, aumenta o risco de rejeição. Sempre limpe a joia antes e depois de girá-la, evitando introduzir sujeira ou germes no furo. Não tire a joia antes que o piercing cicatrize.

Preste atenção à dor.
É normal que essa dor provoque ardência, queimação ou sensibilidade. Se ela durar mais do que dois dias ou se piorar, pode ser um sinal de infecção. É claro que, se você machucar o local sem querer, provavelmente vai sentir um pouco de dor.

Quais são os piercings mais dolorosos de colocar?

  • Daith. O piercing daith é uma perfuração realizada na cartilagem da orelha, acima do canal auditivo. ...
  • Microdermal. Também conhecido como dermal anchor é um pequeno piercing na superfície da sua pele. ...
  • Mamilo. ...
  • Transversal. ...
  • Lóbulo da orelha. ...
  • Lábio. ...
  • Umbigo. ...
  • Nariz.

A Piercer Karina Hermann responde:
Mas também é muito importante lembrar que se você passa muito tempo deitado por cima da sua orelha a circulação do sangue diminui, prejudicando na sua cicatrização e facilitando a contaminação por bactérias. Sendo assim: NADA DE DORMIR EM CIMA DO SEU NOVO PIERCING!

Importante. Dica para quem colocou / está afim de colocar piercings: não durma em cima da perfuração. Isso pode causar granuloma, além de ser super incômodo e doer bastante. Além disso tudo, pode atrasar bastante na cicatrização do furo.

Na Bíblia, é possível ver em 2 Reis 19:28 que um piercing está relacionado com domínio, sendo uma maneira de subjugar e controlar outro. Antigamente, um piercing para o nariz também poderia ser um presente de casamento.

Sem vermelhidão, dor e casquinhas
Um piercing totalmente cicatrizado não tem mais o aspecto avermelhado do piercing que foi feito a pouco tempo, também não há mais presença de dor e muito menos formação de casquinhas.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Limpar a pele em volta do piercing utilizando uma gaze umedecida com soro fisiológico; Desinfetar a região com uma gaze umedecida com iodopovidona ou Povidine, por exemplo; Finalizar secando a região em volta do piercing usando uma gaze limpa e seca.

Não mexer ou girar sua joia!
O piercing deve permanecer estável durante a cicatrização para que sua pele regenere, seu organismo reconheça a joia e cicatrize de forma saudável.

- Não fique girando o piercing, a não ser na hora da higienização de forma adequada apenas para limpar. - Nunca retire a casquinha do seu piercing, isso faz parte da cicatrização saúdavel, deixe sair naturalmente durante a higienização com água e sabão neutro.

O piercing inflamado acontece quando há uma alteração no processo de cicatrização, causando dor, inchaço e vermelhidão acima do normal após perfurar a pele.

É normal o piercing coçar? Via de regra, a coceira faz parte do processo de cicatrização do corpo. Isso porque, inicialmente, o nosso corpo manda estímulos nervosos que geram uma sensação de dor e conforme a inflamação acontece a tendência é que o corpo tente combate-la.

Mas, caso o furo esteja no princípio da inflamação, recomendamos que faça o tratamento sem retirar ele. Caso você retire o piercing, o furo irá fechar. Além desses, existem outros cuidados que você pode tomar por conta própria enquanto estiver fazendo o tratamento médico. Que se resumem em Higiene e Alimentação.

Casca no Piercing
As casquinhas se formam a partir de duas situações: na primeira situação, ela se formará naturalmente, são pequenas e saem com facilidade. Você deve removê-las quando for higienizar com o sabão antisséptico e, em seguida, lavar com soro fisiológico.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Em todos os tipos e locais dos piercings, é normal ocorrer coceira, secreções, vermelhidão, inchaço ou mesmo um pequeno hematoma, sendo que esses sintomas podem resistir por algumas semanas.

Portanto, se você não pouca ou “nenhuma” dor, você deve começar por piercings nos seguintes lugares: lóbulo da orelha, lábio, sobrancelha e o piercing smiley. Essas partes do corpo doem menos, devido a quantidade de pele nessas regiões. Logo, será mais confortável para você perfurar.