Pode ficar medindo pressão toda hora?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

A orientação da Sociedade Brasileira de Cardiologista é que a aferição seja feita anualmente, de forma preventiva, o que vale especialmente para quem tem fatores de risco, como obesidade e tabagismo. Caso os valores estejam acima do recomendado, a pressão deve ser avaliada novamente, mas em outra ocasião.

Recomenda-se ficar sentado ou deitado; Recomenda-se medir a pressão duas vezes no mesmo braço, com intervalo de 1 a 2 minutos entre as medidas.

A primeira verificação deve ser realizada em ambos braços, 3 medidas com intervalo de 1 minuto (considerar a média da segunda e terceira medida), se na primeira medida a PA estiver < 130/85 mmHg não é necessário medidas adicionais.

É importante medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. Quem já sofre da doença tem de fazê-lo com maior frequência, de acordo com orientação médica. De forma geral, recomenda-se que a medida seja feita pouco antes das refeições e de tomar seus medicamentos, mas o médico é quem deve orientá-lo.

E aí, qual é a minha pressão verdadeira então? A do braço em que foi medida o maior valor. Nesse caso o braço esquerdo, e é nesse braço que você deverá fazer todas as medidas a partir de então.

A orientação da Sociedade Brasileira de Cardiologista é que a aferição seja feita anualmente, de forma preventiva, o que vale especialmente para quem tem fatores de risco, como obesidade e tabagismo. Caso os valores estejam acima do recomendado, a pressão deve ser avaliada novamente, mas em outra ocasião.

Segundo o cardiologista, várias razões podem causar o aumento súbito da pressão e a maioria delas está relacionada com hábitos de vida: “A pressão pode se elevar, inclusive sem sintomas, por falta de exercício físico regular, tabagismo, privação de sono, estresse, má alimentação, sobrepeso e obesidade”.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Ansiedade e pressão alta: quais os fatores de risco? Além de levar ao aumento da pressão arterial, a ansiedade e o estresse também estão relacionados a hábitos nocivos à saúde e que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão, como é o caso do consumo de cigarro, álcool e comida.

Um dos erros mais frequentemente cometido é o da medição incorreta da tensão arterial. O doente deve estar sentado, com o dorso encostado, os pés assentes no chão, o braço apoiado e posicionado ao nível do coração e não pode fumar ou ingerir cafeína pelo menos 30 minutos antes da medição.

Como aliviar o estresse e controlar a pressão arterial?

  1. Faça atividades físicas. ...
  2. Experimente técnicas de relaxamento. ...
  3. Cuide da saúde emocional. ...
  4. Reserve tempo para lazer e descanso. ...
  5. Monitore a pressão regularmente.

A forma mais correta de saber se sua pressão está alta ou baixa é fazendo a aferição com um aparelho. Hoje já existem aparelhos de medir pressão manuais e automáticos; e também alguns que são colocados no punho ou no braço. É preciso se certificar que ele é aprovado pelo Inmetro.

O especialista recomenda que, aqueles que apresentarem pressão a partir de 13/8 em uma medição casual, procure atendimento médico para averiguar de forma mais precisa a sua condição e iniciar o controle da pressão o quanto antes e evitar complicações maiores no decorrer da vida.

Esteja em ambiente calmo e em repouso há pelo menos 5 minutos. Evite falar durante a medição, pois isso pode afetar as leituras. Se houver algum estresse emocional, espere se acalmar, cerca de 20 a 30 minutos, para realizar as medidas. Realize as medidas com o braço apoiado na altura do coração.

"Quando você acorda, o corpo já começa a produzir hormônios para prepará-lo para o dia e isso causa uma grande elevação na pressão", comenta Wille.

Esta alternância é normal e esperada. Por isso, para termos uma medida válida para o diagnóstico de hipertensão arterial, ela deve ser realizada com a pessoa em repouso, sentada, em ambiente tranquilo.

Quem sofre de pressão alta e dorme de costas ou de bruços deveria considerar dar uma viradinha e dormir de lado. Existem bastantes evidências de que quem faz essa transição de posição para dormir consegue reduzir a pressão.

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.

A pessoa é considerada hipertensa se em dois momentos separados por dias, medindo a pressão arterial em repouso em consultório, obtém valores acima de 140x90mmHg (o popular 14x9), mediante esses valores, independentemente da idade, a pressão é considerada elevada.