Pode ficar grávida aos 49 anos?

Perguntado por: pcarvalho3 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Especialistas explicam que chances de engravidar após os 50 são pequenas, mas prováveis. Um dos desafios da gravidez acima dos 35 anos — além dos riscos gestacionais para mãe e alterações genéticas para o bebê — são os problemas hormonais.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

As chances de gravidez são baixas nesta fase, e os sintomas incluem irregularidade menstrual, osteoporose e sufocos, relacionados à queda dos hormônios sexuais femininos. A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa.

Embora durante a menopausa a mulher já não consiga produzir óvulos de forma natural, seu útero ainda pode ser viável para abrigar uma gestação. Para tanto, existem duas opções de tratamentos viáveis: utilizar óvulos próprios congelados antes da menopausa ou contar com óvulos doados.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

Vários são os métodos contraceptivos que podem ser oferecidos para a mulher que está na perimenopausa, incluindo anticoncepcionais orais combinados ou só com progesterona, ligadura tubária, dispositivo intra uterino (DIU), hormônios injetáveis, implantes, além de métodos de barreira.

Existe maior ocorrência de malformações congênitas decorrentes das gestações das mulheres nessa faixa etária. As anomalias consequentes às alterações cromossômicas aumentam consideravelmente com o avançar da idade das mulheres no momento da gravidez.

Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Porém, é necessário ficar atenta ao tempo, pois essa ausência de menstruação pode ser a menopausa chegando. Por definição, consideramos que a mulher está na menopausa quando ela completa 12 meses sem menstruar, o que normalmente ocorre entre 45 e 52 anos.

Como saber se posso engravidar na pré-menopausa? A matemática é simples: se você não atingiu a menopausa – definida como 12 meses consecutivos sem menstruação – ainda pode engravidar.

A amostra de urina deve ser coletada em um recipiente limpo e seco sem quaisquer conservantes. As amostras de urina, se não forem analisadas de imediato, devem ser estocadas 2-8oC por um período de 48 horas antes do teste. Leia as instruções de uso cuidadosamente antes de realizar o teste.

A sensação de estar com a barriga inchada ou distendida é comum no período de menopausa precoce. Mulheres que já apresentavam esse sintoma durante a menstruação costumam ser as que mais apresentam o inchaço nesta fase. A redução do estrogênio altera a forma com que o corpo digere as gorduras da alimentação.

Segundo o especialista, mesmo depois de um tempo sem menstruar, a mulher ainda pode, eventualmente, produzir um óvulo e ovular.

A menopausa se caracteriza como o estágio da vida da mulher onde a menstruação deixa de acontecer e com ela a ovulação, tendo como resultado que já não é possível engravidar naturalmente. Isso ocorre em um intervalo que pode levar poucos meses ou inclusive anos.

Agora, com sintomas similares, a única forma de saber se é TPM ou gestação é por meio do exame de sangue, o famoso beta HCG. A dosagem de beta HCG, por meio do teste imunológico, pode identificar a gravidez cerca de 8 a 11 dias após a concepção.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Como saber se eu estou ovulando?

  1. Sinais da ovulação:
  2. Leve dor na zona ovariana: Um dos sinais físicos mais claros de que você está ovulando é o desconforto estomacal. ...
  3. Abundância de muco vaginal: ...
  4. Mais sensibilidade nos peitos: ...
  5. A temperatura corporal aumenta: ...
  6. Maior desejo sexual e mais energia em geral:

Métodos anticoncepcionais para mulheres acima de 40 anos
Minipílula (pilula de progesterona), anticoncepcional injetável hormonal (Depo-Provera), implante anticoncepcional, DIU de cobre, DIU Mirena (DIU hormonal) ou camisinha masculina.

Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual. Ao considerar um ano inteiro de tentativas, as chances são de 1%. Então, se a menopausa ainda não chegou por aí, uma gravidez é totalmente possível, ainda que as chances de que isso aconteça sejam pequenas.

Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.