Pode ficar em dependência em 3 matérias?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

De acordo com o diretor, do 6º ao 9º ano, o aluno pode ficar na dependência de até duas disciplinas, e no Ensino Médio, até três.

Vários motivos podem levar o aluno a uma progressão parcial, como dificuldade em absorver o conteúdo, excesso de faltas, falta de dedicação, entre outros, e em alguns casos, o aluno pode reprovar mais de uma vez.

Quando há reprovação em alguma disciplina, seja por nota ou frequência, é gerada uma dependência na grade curricular. Isso significa que será necessário cursá-la novamente, cumprindo todas as etapas da disciplina (completude das aulas, as atividades avaliativas propostas e provas).

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

Portanto, a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que, por sua vez, tem impacto negativo maior que a reprovação por nota. Durante a pandemia da COVID-19 , foi estabelecido o mecanismo de supressão de componentes curriculares.

De acordo com o diretor, do 6º ao 9º ano, o aluno pode ficar na dependência de até duas disciplinas, e no Ensino Médio, até três.

Como já ressaltamos, a maioria das escolas só aceitam que o aluno realize recuperação final em três disciplinas, por isso, se após realizar suas contas perceber que não atingiu a média em três disciplinas ou menos, que dizer que ainda há tempo.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.

Quando um aluno não é aprovado em uma disciplina será preciso matricular-se novamente nela no próximo semestre.

O termo DP é usado para se referir a dependência em uma disciplina. Ou seja, quando o estudante não consegue alcançar a média esperada e precisa repetir a matéria. A situação é bastante comum e não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Resposta verificada por especialistas. No sistema escolar, o termo "ficar em dependência" é aplicado para os alunos que não conseguiram estabelecer a meta em alguma disciplina durante o ano letivo.

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação. A cada reteste, é paga taxa no mesmo valor do primeiro teste (R$ 21,50) diretamente nos postos do Detran.

Ou seja, alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental não podem ser reprovados, uma vez que a alfabetização não tem um caráter avaliativo. Por isso, mesmo que os educadores não considerem que a criança está alfabetizada durante os três primeiros anos escolares, ela não pode ser retida em sala de aula.

No ensino técnico e superior a reprovação em uma unica matéria não fará você reprovar o período ou o ano inteiro, você apenas irá ter que cursar a disciplina novamente.

Pensando em 2023
Olhando desde já para o próximo ano, as escolas devem ter planos para garantir as aprendizagens tanto dos alunos que foram aprovados com dificuldades quanto daqueles que foram retidos.

No estado de São Paulo, os alunos são avaliados ao final de ciclos de aprendizagem e só então, na última série do ciclo, podem ser reprovados. No Ensino Fundamental, os ciclos são considerados do 1ª ao 3º ano, do 4º ao 6º ano, e do 7º ao 9º ano.

Reprovação por falta ou por nota? A reprovação por falta tem impacto negativo maior no IRA do que reprovação por nota.

A cobrança deve ser fixada na proporção do número de disciplinas cursadas. Se o consumidor cursar, por exemplo, apenas 2 (duas) materias em dependência, o valor da mensalidade será o resultado da divisão do valor total da mensalidade pelo número total das matérias, multiplicado por 2 (dois).

Nenhum estudante pode ser impedido de entrar na instituição de ensino caso não esteja vestido com o uniforme, mesmo que tal regra esteja presente no regimento interno do colégio.

O que a escola NÃO pode fazer com o aluno inadimplente
Portanto, a escola ou curso não pode: Impedir o aluno de frequentar as aulas até o final do período letivo, fazer as provas, receber as notas e solicitar documentos acadêmicos; Reter documentos. Penalizar o estudante pedagogicamente.