Pode ficar cego mexendo no celular?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Mexer no celular antes de dormir pode causar cegueira temporária. Estudo descreve casos de mulheres que enfrentaram problema, mas solução é simples. O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

Além de dores no pescoço, a posição pode causar dores de cabeça, e até hérnia de disco. Como evitar: eleve o aparelho até que o centro da tela fique na altura dos olhos. Direcione a visão e não o pescoço até o celular.

Passar muito tempo ao computador, ler em movimento, não usar óculos de sol ou adiar constantemente a visita ao médico oftalmologista. São vários os comportamentos que adotamos no quotidiano (muitas vezes, sem nos apercebermos) e que nem imaginamos que podem estar a prejudicar os nossos olhos.

A perda súbita da visão tem três causas gerais: Opacidade de estruturas oculares normalmente transparentes. Anormalidades da retina (estrutura no fundo do olho que detecta a luz) Anormalidade dos nervos que conduzem os sinais visuais do olho para o cérebro (como o nervo óptico e os caminhos visuais)

Como proteger os olhos da luz do celular e computador

  1. Ajuste a iluminação do ambiente. Sempre prefira a luz natural, em vez da artificial, pois ela vai cansar bem menos os seus olhos. ...
  2. Estimule a visão periférica. Quando você está no celular ou no computador repara no que está acontecendo ao seu redor? ...
  3. Faça pausas.

Dos 2 aos 5 anos: até uma hora por dia; Dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia; Dos 11 aos 18 anos: entre duas e três horas por dia.

O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.

Ter o celular por perto acaba desregulando seu relógio natural e fazendo com que não descanse o suficiente. Acontece que a tela do celular emite uma luz azul, desregulando a geração de melatonina, responsável por te fazer dormir! Isso faz com que você demore mais para dormir e tem menos horas de sono.

Pesquisadores turcos descobriram que esse hábito de mexer no celular enquanto se está no banheiro pode levar a um aumento da pressão na região anal e do esforço, o que consequentemente aumenta o risco da doença.

Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir. E com certeza os smartphones são normalmente os principais culpados, mas mesmo os tablets e TVs podem emitir luz azul que pode contribuir para o sono insatisfatório.

Há quatro principais problemas que respondem por tanta gente sob risco de não enxergar mais direito: catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética. Dessas, a única plenamente reversível é a catarata, com 550 mil novos casos por ano no Brasil.

Teste simples para a visão de perto
Posicione o papel com aproximadamente 30 centímetros de distância dos olhos e tente ler normalmente, sem forçar a visão. Se você não teve dificuldade nenhuma, sua visão está perfeita.

ler deitado propicia um achatamento dos olhos, o que é ruim para a saúde deles. E ler no escuro dilata a pupila e causa desconforto. Por isso, o melhor é não apagar a luz para usar o computador ou ver TV. Você corre o risco de se cansar mais e ficar com dor de cabeça.

Apesar das particularidades de cada problema de visão, para todas essas condições, geralmente, a solução é simples com o uso de lentes corretivas. Em alguns casos, pode ser possível até mesmo considerar uma cirurgia a laser.

Atualmente, existem duas grandes soluções para que você possa voltar a enxergar normalmente sem o auxílio de óculos ou quaisquer outros artifícios.Um desses tratamentos é o Lasik, uma cirurgia de correção ocular. Esse tratamento é a alternativa mais popular para quem procura soluções para enxergar normalmente.

Sensação de pressão nos olhos
Se você sente a sensação de que algo está pressionado o seu globo ocular, você deve procurar um oftalmologista, pois são indícios de glaucoma. Se o diagnóstico não for feito cedo, pode causar danos ao nervo óptico, levando a cegueira.

Você deve procurar um oftalmologista em dois momentos: Em consultas preventivas anuais (para checar o grau, pressão e examinar a retina) fazendo prevenção de doenças ou com maior freqüência em casos especiais.

Não existe problema nenhum. O ideal é realmente verificar o seu grau, se está correto, e fazer seu exame oftalmologico para descartar outras causa de dor ocular.

Para evitar incômodos e sérios problemas visuais, é recomendado o uso de óculos de grau com lentes bloqueadoras dessa luz. Esse tratamento é indispensável para quem passa grande parte do tempo em frente às telas. Já que impede que a luminosidade artificial cause danos ao globo ocular, seja no trabalho, seja em casa.