Pode ficar 8 horas em pé?

Perguntado por: vrebelo . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A resposta para esta pergunta é NÃO. Exato, o empregado não pode ser obrigado a trabalhar em pé durante toda a jornada. Esta afirmação pode ser feita, pois, de acordo com a Constituição Federal, é dever do empregador, manter um bom ambiente de trabalho para os seus empregados.

Ficar em pé durante muito tempo pode causar alguns malefícios à saúde, afinal, para a sua própria manutenção o corpo precisa de movimentos para continuar com todas as suas funções em bom estado. A imobilidade pode causar alguns problemas de circulação e bombeamento sanguíneo.

157 da CLT, é obrigação do empregador cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho, sob pena de responsabilização da danos e prejuízos suportados. Assim, cabe ao empregador adotar medidas capazes de prevenir as consequências que decorrem da execução do trabalho contínuo em pé.

Quem trabalha muito tempo em pé deve buscar manter-se em movimento, assim proporciona circulação do sangue e evita aparecimento de varizes ou inchaço. Deve procurar também usar sapatos confortáveis, que não apertem os pés, ou salto muito alto, o que provoca maior cansaço às pernas.

Bolhas, calos, dores e joanetes são alguns dos problemas que podem afetar os pés quando se trabalha muito tempo em pé. Não podemos nos esquecer de que são eles que absorvem os primeiros impactos e ainda sustentam o peso de todo o nosso corpo.

A publicação sugere que, ao invés de ficar sentado durante toda a jornada de trabalho, o profissional deveria ficar pelo menos duas horas da rotina em pé. Segundo o artigo, esse hábito torna a pessoa mais saudável.

Já quem trabalha em pé, deve fazer o inverso: sentar e relaxar por alguns instantes, pelo menos uma vez a cada hora. Assim, você previne dores nos pés, nas costas e inchaço nos tornozelos. Além deste cuidado, cada parte do corpo pede exercícios diferentes.

Trabalhar em pé por muitas horas faz parte da rotina de muitos profissionais. Consequentemente, dores nas pernas e nas costas, formigamento, fadiga, varizes e cansaço muscular são apenas alguns dos sintomas que acabam surgindo durante e depois do expediente.

A postura correta em também é muito importante. Quando estiver em , procure manter um à frente do outro e os joelhos ligeiramente fletidos, para que possa proteger sua região lombar, retirando a pressão dessa região. Se estiver em e em movimento, procure manter as costas direitas.

A Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, determina em seu artigo 58 que a duração normal da jornada de trabalho para funcionários da rede privada não deve exceder 8 horas diárias. A Constituição Federal ainda complementa e determina que a soma das horas de cada semana não pode ultrapassar 44 horas.

17.6.7 Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados em pé, devem ser colocados assentos com encosto para descanso em locais em que possam ser utilizados pelos trabalhadores durante as pausas.

Ficar muito tempo em ou sentado causa varizes?

  1. Evitar permanecer muito tempo em parado(a).
  2. Evitar permanecer muito tempo sentada(o) com a perna para baixo.
  3. Caminhar por 10 minutos a cada 30 minutos parada(o).
  4. Usar meias elásticas de compressão graduada no período de atividades profissionais.

Movimente-se durante os expediente de trabalho
Por exemplo, procure fazer pequenas caminhadas durante o expediente ou intervalos. Vá até outro setor da empresa ou caminhe pelo corredor. Assim, é possível aumentar a circulação sanguínea e fazer com que os músculos fiquem mais esticados.

Veja as doenças laborais mais frequentes devido à postura incorreta!

  1. Dor nas costas. Segundo o ranking do INSS, a dor nas costas é a maior causa de afastamento do trabalho. ...
  2. Problemas de coluna. ...
  3. LER/DORT. ...
  4. Tenossinovite.

Dores nas pernas são uma queixa muito frequente de quem trabalha sentado ou em pé por muitas horas e as causas desse problema podem ser variadas, podendo ir desde a má circulação do sangue nos membros inferiores até problemas posturais.