Pode fazer unha de gel na gravidez?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Grávida pode usar unha de gel? - SBD-RESP. A recomendação dos dermatologistas para a grávida é não usar unha de gel, um tipo de “esmalte” de longa duração. O molde de gel usado para alongar as unhas é aparentemente inofensivo à saúde. O problema são as técnicas de aplicação utilizadas, que são muito variadas.

A colocação de unhas em gel ou em vidro é contraindicada para pessoas com alergia às substâncias utilizadas no composto, portanto, sempre consulte a manicure que está fazendo o procedimento. Também é contraindicado para as pessoas que tenham psoríase, gestantes, diabéticos ou em tratamento contra o câncer.

O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?

  • Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;
  • Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;
  • Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;

Devemos evitar alongamentos extremos com as gestantes. Uma das alterações hormonais que ocorrem é o aumento da relaxina, um hormônio que promove a hiperfrouxidão ligamentar e a instabilidade das articulações.

Os cremes e hidratantes que contém glicerina, lactato de amônia, aloe vera, dexpantenol, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas, podem ser usados sem preocupação. Porém aqueles que possuem ureia, não devem ser usados.

As grávidas devem ficar atentas aos rótulos e fugir dos produtos com cânfora, ureia acima de 3%, metais pesados e outras substâncias tóxicas que podem interferir no desenvolvimento do bebê e até mesmo causar malformação e abortos.

Unhas de acrigel são contraindicadas a gestantes, diabéticas e crianças. Considerada um trunfo para quem tem unhas curtas e frágeis, as unhas de acrigel exigem cuidados segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A extensão de cílios não é contraindicada na gestação, porém alguns cuidados devem ser observados. Os materiais sintéticos não devem ser aplicados quando existe risco de parto já que seu uso é contraindicado durante o procedimento cirúrgico (existe o risco de condução elétrica podendo causar queimaduras).

A pesquisa apontou que a exposição à luz UV dos aparelhos de secagem das unhas de gel podem levar à morte celular, alterações no DNA e a mutações causadoras de câncer.

“Trabalhos da literatura médica mostram que essa técnica promove o enfraquecimento da unha natural, que fica mais fina e quebradiça. Além disso, a exposição da mão à luz ultravioleta pode ser um fator de risco para câncer de pele, mas ainda não há estudos para confirmar isso.

Na amamentação, a mulher pode fazer as unhas, o esmalte não faz mal para o bebê. Especialistas comentam sobre a saúde das unhas.

Qual a semana mais perigosa da gravidez? O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo.

“Até 20% das gestações evoluem para aborto antes de 20 semanas, sendo que, destas, 80% são interrompidas até a 12ª semana”, explica o obstetra Fábio Muniz, do Hospital e Maternidade São Cristóvão (SP). Após a 15ª semana, o risco de abortamento cai para 0,6%.

A maior probabilidade de engravidar atinge-se com relações sexuais imediatamente antes da ovulação, ou seja, um a dois dias antes de ovular. Isto porque os espermatozoides conseguem sobreviver até vários dias no sistema reprodutivo feminino sem fecundação.