Pode fazer trinca na canastra?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Se incluída carta de número 9 ao Rei a sequência somente poderá ser transformada em canastra simples (suja). Art. 8 Não serão aceitas as trincas, também chamadas de tripas ou lavadeiras (grupos de três cartas de um mesmo valor ou desenho), como jogos a serem baixados à mesa.

O objetivo é juntar as cartas do mesmo naipe, e cada carta vale uma certa quantidade de pontos. Faça quantas combinações puder para aumentar sua pontuação total e ganhar do seu oponente. Há muitas variações de regras, mas você pode começar com as originais para se tornar um mestre da canastra.

É necessário ter uma Canastra para bater, pode ser canastra suja ou limpa.

No jogo, o principal objetivo dos participantes é formar três trincas (três cartas do mesmo valor e naipes diferentes) ou sequências (três cartas na sequência do Ás ao Rei com o mesmo naipe). Quem conseguir juntá-las primeiro pode bater e vencer a partida.

- Curinga: carta que pode substituir qualquer outra em uma sequência ou trinca. Só pode usar um por jogo.

TRINCA: 3 cartas do mesmo valor e de naipes diferentes, sendo que o jogador poderá agregar mais uma carta do mesmo valor, desde que seja dobrada (do mesmo naipe). SEQUÊNCIA: 3 ou mais cartas seguidas do mesmo naipe.

A trinca é considerada mais perigosa do que a fissura. Sua gravidade inclusive está próxima a de uma rachadura. Trata-se de uma abertura profunda e acentuada que não atinge apenas a tinta das paredes, a massa corrida ou os azulejos. Geralmente há separação em duas partes e sua espessura é de 1 a 3 milímetros.

Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.

Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tenha pegado o morto. No caso de um jogo em que nenhum jogador tenha pegado o morto, só é possível bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.

h) Os jogos serão disputados com dois mortos, sendo que cada equipe poderá pegar apenas um; quando uma ou as duas equipes não pegarem o morto, serão penalizadas com a perda de 100 (cem) pontos. i) Para pegar o morto, pode-se bater com descarte e sem canastra.

*uma canastra suja pode se transformar em limpa quando o 2 utilizado como curinga consiga se mover para a posição de 2, sendo o 2 do mesmo naipe que o restante das cartas da canastra.

Entretanto, como os "3" vermelhos e os "3" pretos não podem ser utilizados na formação de jogos, não é possível limpar uma canastra suja, no jogo de Tranca.

Pode ser que o descarte do curinga seja a melhor opção, mas somente quando feito com muito cuidado. O descarte mal feito pode dar ainda mais pontos para os oponentes. Em raríssimas ocasiões (se todos os seus jogos já estiverem curingados, por exemplo), pode ser que você tenha que descartar o curinga para pegar o morto.

preste atenção em tudo ex: quantas cartas faltam no monte, quantas cada um tem na mão, quantos pontos, que cartas já saíram, etc. e siga sua intuição. 1- Não lixe antes de quem ta no bate, descarte cartas boas para tira-lo do bate, atravesse o melhor. 2- Lixe tudo apos quem ta no bate, si for o caso saia do bate.

Trinca - três cartas do mesmo valor e de naipes diferentes, sendo que os jogadores poderão agregar uma ou duas cartas do mesmo valor, desde que seja dobrada (do mesmo naipe). Exemplo: 5 de Copas, 5 de Paus, 5 de Ouros e outro 5 de Ouros. Sequência - três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe).

Como mostrado na tabela com o ranking das mãos de poker, a ordem das mãos de poker (da mais forte à mais fraca) é: Royal Flush, straight flush, quadra, full house, flush, sequência, trinca, dois pares, um par, carta alta.

Dois pares é a sétima melhor mão possível no sistema de classificação de mãos do pôquer. A trinca é classificada diretamente acima dela, com a melhor trinca sendo Set ou Trips de ases. Há apenas duas mãos que se classificam abaixo de dois pares. A mão que se classifica diretamente abaixo é chamada um par.

Se um 3 vermelho (de copas ou de ouros) for baixado fora de uma canastra contara 100 pontos negativos para quem bateu. Se uma dupla não conseguir pegar o morto perde também mais 100 pontos.

Se um jogador bater com 10 cartas, os demais perdem dois pontos ao invés de um. Para bater com 10 cartas, uma das trincas ou seqüências deve ter uma quarta carta, chamada de ponta.

Enquanto que o Pife (Pif Paf) utiliza os curingas do baralho (54 cartas) a Cacheta utiliza as cartas dos naipes para determinar um novo curinga a cada rodada (52 cartas).

Uma trinca são três cartas de naipes diferentes do mesmo valor. Uma sequência são três cartas do mesmo naipe em ordem, como por exemplo, dois de espadas, três de espadas e quatro de espadas. Todos os jogadores iniciam a partida com sete ou dez pontos (ou vidas).