Pode fazer tomografia com placa de titânio?

Perguntado por: rcavalcanti . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

O exame de Tomografia Computadorizada pode ser realizado por pessoas que tenham prótese metálica, parafuso ou placas de titânio no corpo.

Atualmente, muitos dentistas utilizam o implante de titânio, que não é um metal, portanto, não acontece nenhuma reação na hora do exame de ressonância.

Sim. Existem alguns cuidados a serem tomados ao fazer um exame de RM quando o paciente tem piercings, porém é permitido realizar o exame. Apesar de não usar radiação, a ressonância funciona como uma espécie de ímã, razão pela qual as pessoas que têm metais pelo corpo devem tomar cuidado.

A tomografia é um exame que utiliza radiação (em dose maior que os raios X), portanto, é contraindicada para gestantes. Nos casos em que se usa contraste (substância que pode ser necessária para permitir uma visão mais nítida dos tecidos), também é contraindicada para pessoas que têm alergia a iodo.

A presença de parafusos ou fios metálicos não impedem a realização do exame, porém a reação dos mesmos pode prejudicar algumas imagens.

Elas são usadas em pacientes com fraturas e também com doenças que causam degeneração óssea.

Sim! Você pode realizar exames de imagem após colocar próteses de silicone nos seios. Essa é uma questão importante, pois exames de imagem devem ser feitos com frequência (pelo menos uma vez ao ano) para prevenção do câncer de mama e acompanhamento da saúde da paciente.

Enquanto a tomografia usa a radiação ionizante, assim como o raio X, a ressonância é feita por meio de um campo magnético muito potente. Por ser mais barata e ter maior disponibilidade, a TC é mais utilizada – e inclusive costuma ser a primeira escolha dos médicos.

A revisão dos trabalhos permitiu concluir que a presença de implantes metálicos não é fator limitante para a utilização do ultra-som terapêutico.

Porém, a resposta é não, o detector de metal não apitará. Os implantes dentários são dispositivos muito pequenos e feitos de titânio, o que significa que eles têm uma base metálica biocompatível. É por isso que não há necessidade de se preocupar.

As placas volares de titânio estão disponíveis em uma ampla gama de tamanhos (estreito, padrão e largo) e com hastes de diversos comprimentos. Diversas opções de fixação de parafuso, guias e instrumentação viabilizam a personalização de acordo com a preferência do cirurgião e complexidade da fratura.

O exame de tomografia com contraste não apresenta contra-indicações. Qualquer paciente pode realizá-lo. Porém, algumas pessoas (como gestantes, asmáticos ou alérgicos) precisam ser avaliadas com mais atenção pelo radiologista e, se necessário, realizarem o preparo antialérgico antes de utilizar o contraste.

Contra Indicações do exame
O exame de ressonância magnética é contraindicado para os pacientes que possuam implantes eletrônicos, como marca-passo cardíaco, marca-passo cerebral, clip de aneurisma cerebral, stent, pinos, parafusos ou placas no corpo.

Diferente da TC, a Ressonância Magnética oferece imagens em diversos planos de corte, não apenas axiais, mas também coronais e oblíquos. Algumas vezes, esses ângulos diferentes podem ser essenciais para o propósito da investigação.