Pode fazer tatuagem em cima da veia?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Fazer tatuagens para esconder as varizes, definitivamente, não é uma boa opção. Na realidade, essa prática poderá trazer uma série de problemas para a paciente. Isso porque, o contato das varizes com a agulha da tatuagem pode provocar lesões, sangramento e flebite.

O pulso é uma excelente região do corpo para quem deseja uma tatuagem que fique discreta e, ao mesmo tempo, visível.

Os pés, canelas e ombros estão entre as áreas mais sensíveis do corpo, embora tudo dependa do limiar de dor de cada pessoa. A professora britânica de ciências e biologia Natalie Wilsher tem uma tatuagem do físico Albert Einstein (1879-1955) no braço — além de outras nos pés, punhos e tornozelos.

As principais formas de tratar as varizes hoje são através das cirurgias (convencional e laser), da escleroterapia com diferentes técnicas, de medicamentos flebotônicos, do uso de meia compressoras, juntamente com mudanças de hábitos a fim de evitar o surgimento ou a evolução do problema.

Além disso, quem tem problemas circulatórios nos membros inferiores e vasinhos procuram, às vezes, fazer os desenhos com o objetivo de esconder as varizes. Essa nem sempre é uma opção acertada, pois o próprio ato de tatuar pode lesionar o vaso, já doente, e provocar uma inflamação do local ou da veia.

Um dos métodos que pode auxiliar na camuflagem dos vasinhos é o bronzeamento artificial, pois com este procedimento é possível escurecer o tom da pele, proporcionando uma coloração bronzeada que faz com que as imperfeições da pele sejam minimizadas ao evidenciar o bronze.

A tromboflebite (ou apenas flebite) é uma condição bastante comum em que a trombose (coagulação do sangue) ocorre em uma veia superficial provocando uma reação inflamatória da parede venosa e dos tecidos vizinhos em grau variado. Ou seja, é uma trombose venosa superficial.

Para quem tatuar a zona das pernas também deve evitar muitas horas em pé ou longas caminhadas nesses dois primeiros dias." "Para voltar a vida intensa como treinos mais pesados na academia, corrida ou prática de qualquer esporte é recomendado um mínimo de 15 dias de pausa após a última sessão.

Você pode considerar tatuagens em lugares como: Lateral do bíceps, antebraço, ombros (parte da frente), glúteos, coxas (parte lateral e traseira) e panturrilha. Essas partes do corpo doem menos, devido a quantidade de gordura e músculo nessas regiões. Por isso, será mais confortável para tatuar.

Pulsos, coxas, panturrilhas e tornozelos também estão entre as regiões em que a dor é pequena, mas sente-se um pouco mais. Já o pescoço, testa e bíceps são áreas em que a dor é moderada, mas suportável. No tórax, cotovelos, joelhos e barriga, a dor é mais intensa, mas nada a que os fortes não resistam.

Evite ao máximo mexer na tatuagem (principalmente sem higienizar bem as mãos antes) e evite arrancar as casquinhas que se formam com a cicatrização. Isso evita que o desenho fique deformado, além de possíveis infecções e outros machucados.

2 meses

A tatuagem geralmente está cicatrizada após 1 ou 2 meses, mas os cuidados com a pele devem ser mantidos por toda a vida, especialmente para garantir que o desenho da tatuagem continua bem definido e a cor se mantém por mais tempo.

Algo que é normal, uma vez que há uma camada de pele morta sobre a tatuagem, o que retira algum brilho ao desenho. Ao todo, o processo de cicatrização pode demorar entre três e quatro semanas, dependendo do tamanho e da localização, uma vez que há zonas mais difíceis, como os pés, os ombros e as pernas.

O tratamento indicado pelo Dr. Amato para eliminar varizes em 7 dias é a combinação do laser e microcirurgia, realizada com anestesia local e sedação. O procedimento é minimamente invasivo e permite uma recuperação rápida.

Para tratar os “vasinhos”, tecnicamente chamados de telangectasias, o método mais indicado é a escleroterapia, também popularmente conhecida como “secagem de vasos”. No entanto, em muitos casos, o melhor tratamento para varizes é mesmo o cirúrgico.

A forma como vivemos, nos alimentamos e cuidamos de nossa saúde são as principais causas do problema das varizes, porque esses fatores estão ligados a má circulação do sangue. Por isso, praticar exercícios, caminhar, andar de bicicleta, são atividades que ajudam a circulação e diminuem o peso do corpo.

Tatuagem não é aconselhável para pessoas com alguma alergia aos pigmentos utilizados ou que já tenham alguma doença de pele (como psoríase e vitiligo). A tatuagem também não é aconselhável durante a gravidez e amamentação.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta as pessoas a não fazerem tatuagens sobre sinais e marcas de nascença porque encobri-las dificulta a detecção de possível câncer de pele. Portadores de vitiligo, por exemplo, só devem se tatuar depois de fazer um teste dermatológico para evitar reações alérgicas.

De maneira geral, as tatuagens não podem: conter obscenidades, ideologias terroristas, discriminatórias, que preguem a violência e a criminalidade, discriminação de raça, credo, sexo ou origem e temas contrários às instituições democráticas.

Genética, idade e gênero. Esses são os três principais fatores de risco para o desenvolvimento das varizes — veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função causando danos estéticos e danos circulatórios. O fator genético é determinante, e pode ser agravado com o envelhecimento.