Pode fazer supletivo no 9 ano?

Perguntado por: ucapelo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Quem pode fazer supletivo a distância? Para ingressar no supletivo a distância, é necessário cumprir alguns requisitos. O aluno que desejar cursar o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, deve ter, no mínimo, 15 anos. Já para o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, a idade mínima é de 18 anos.

Quem pode fazer? Qualquer pessoa com 18 anos ou mais e que tenha concluído o Ensino Fundamental pode se inscrever para realizar o EJA. Então basta procurar uma unidade de educação com essa modalidade e ver como se matricular.

Segundo a regra do MEC, a idade mínima para poder cursar um supletivo do ensino fundamental é de 15 anos e o curso vai da 5a até a 8a série (6o ao 8o ano, no modelo atual). Já para entrar no supletivo do Ensino Médio, ou antigo 2o grau, a idade mínima é de 18 anos.

Modalidades

IncluiOnlineOnline com Material Impresso
Certificado de Conclusão
Mensais a partir de:R$100,47R$300,50
Saiba maisSaiba mais

18 anos

Em seu artigo 38, a Lei 9.394/96 estabelece a idade mínima de 18 anos como requisito básico para aplicação do exame supletivo no nível do ensino médio.

No 9º ano, as principais disciplinas estudadas nas escolas públicas e particulares são Ciências, Geografia, Inglês, História, Matemática e Português.

Como se inscrever na EJA? Para fazer as inscrições na EJA, os candidatos devem comparecer à escola em que desejam estudar. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Em seu artigo 38, a Lei 9.394/96 estabelece a idade mínima de 18 anos como requisito básico para aplicação do exame supletivo no nível do ensino médio.

A recomendação é de que apenas os alunos que não participaram de qualquer atividade no período sejam reprovados. O texto destaca que “em razão da pandemia da Covid-19 e considerando as dificuldades que o ensino remoto impõe a todos, nenhum estudante terá como resultado final abandono”.

Para terminar os 3 anos do Ensino Médio: você irá estudar 18 meses; Para terminar apenas o 2º e 3º ano do Ensino Médio: você irá estudar 12 meses; Para terminar o 3º ano e tirar o seu diploma: você irá estudar por apenas 6 meses.

Afinal, quem faz supletivo / EJA pode fazer faculdade? Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

Vale lembrar que o supletivo é destinado aos que não concluíram o processo de educação básica na idade regular. O acesso aos cursos, portanto, é permitido apenas para pessoas acima dos 18 anos, ou acima de 15 para o ensino fundamental.

O Supletivo do Ensino Fundamental é credenciado pelo CEE-SP - Conselho Estadual de Educação do Estados de São Paulo - com certificado válido para todo o Brasil. A idade mínima para matricular-se é de 13 anos completos, para iniciar os estudos na 5ª série, atual 6º ano.

Qual a forma mais rápida de terminar o ensino médio? O Supletivo e o Encceja são as modalidades mais rápidas para os estudantes concluírem o ensino médio, variando no período entre 6 meses e 1 ano.

O supletivo Encceja é pra você!
A participação no Encceja é gratuita – exceto para os que se inscreveram na edição passada, não foram e não justificaram a sua ausência. Os aprovados recebem certificado igual ao emitido pelas escolas de ensino regular.

A primeira maneira de conseguir uma vaga em um supletivo de graça é recorrer às escolas. Algumas instituições privadas oferecem bolsas ou ministram aulas de forma gratuita. As instituições públicas, por sua vez, muitas vezes também fazem a preparação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O exame é realizado anualmente, com provas aplicadas em um único dia. Ao todo, os alunos respondem a quatro provas, com 30 questões cada, além da redação. Para conquistar a certificação desejada, é necessário alcançar uma pontuação mínima de 100 pontos em cada prova e 5 pontos na redação.

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

Jovens com idade inferior a 15 anos não poderão se matricular no Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já os candidatos a uma matrícula no Ensino Médio da EJA só podem se matricular se tiverem 18 anos ou mais.

Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano (11 a 15 anos de idade)