Pode fazer progressiva com prancha normal?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

Esse calor é importante para a texturização dos fios, mas pode ser muito prejudicial para a saúde do cabelo, especialmente os alisados, porque fragiliza a cutícula e estimula o ressecamento. Por isso, os cabeleireiros indicam evitar ao máximo o uso desses aparelhos.

O ideal é ajustar a temperatura de acordo com a sua necessidade. Se os seus fios são bem finos, use a chapinha entre 150 e 160 graus. Já para os fios mais grossos, você pode ajustar a temperatura para até 200 graus.

A fibra capilar é naturalmente adaptada para resistir a uma temperatura entre 80ºC a 100°C sem que sofra alteração no seu estado natural.

É melhor fazer progressiva ou usar chapinha todos os dias? É melhor fazer a progressiva porque a chapinha todos os dias degrada o cabelo todos os dias. A progressiva teoricamente é uma vez a cada dois meses. Se você associar a progressiva a um bom tratamento de nutrição, você não tem tanta perda de massa do cabelo.

Muita gente faz a progressiva, justamente, para poder viajar sem perder tempo demais para arrumar o cabelo. Mas é preciso saber que, quanto mais contato com o cloro ou com o ozônio, maior o desgaste da progressiva. O mesmo acontece com a água do mar e isso não tem a ver com o fato de ela ser salgada.

É o aparelho mais indicado para realizar escovas progressivas e outros processos de alisamento. Os modelos de prancha Taiff têm grande relevância no mercado profissional por oferecer qualidade em seus resultados. Suas placas de cerâmica facilitarão o alisado e ajudarão a alcançar o resultado em menos tempo.

Então vamos à grande verdade sobre esse post: a diferente entre elas é zero! Isso mesmo, não há diferença entre prancha x chapinha, são apenas duas maneiras diferentes de chamar o mesmo aparelho. Mas o que é uma prancha ou chapinha!? É uma ferramenta de calor desenvolvida para alisar ou retirar o volume dos cabelos.

A temperatura, que varia de 50 a 160 graus dependendo do modelo, provoca alterações físicas e químicas na estrutura capilar. “O calor desidrata, amolece e alonga temporariamente as células mortas e solidificadas de queratina, proteína que compõe o cabelo”, afirma a dermatologista Shirlei Borelli, de São Paulo.

Prancha com safira
Entre os tipos de prancha para cabelo, esse é o que menos agride os fios, por conta da superfície extremamente lisa. Pode ser usado tanto por pessoas que pretendem ondular ou alisar as madeixas.

Passar a chapinha várias vezes na mesma mecha
Para alisar o cabelo, é necessário passar 3 ou 4 vezes a chapinha nos fios.

No quesito temperatura, a escolha certa, sem dúvida, é por um tipo de chapinha que tenha opção de regulagem. Isso porque cada tipo de cabelo pede um calor diferente. Um dos melhores modelos com controle de temperatura também é a MQ Pro 480, com 17 níveis diferentes de calor que podem chegar até 250ºC.

De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas.

Cabelos finos: use as chapinhas finas, que também são ideais para quem tem cabelos curtos ou com franjas. Na hora de usar a chapa, a temperatura ideal fica entre 180 e 190°C. Cabelos grossos: opte por chapinhas largas, porque permitem alisar uma mecha maior por vez. A temperatura ideal é de 220°C.

“A escova secadora dá um feito mais natural, com mais movimento, e danifica menos o cabelo, enquanto a prancha deixa o cabelo mais chapado.”

Cabelos processados com progressivas de qualidade duvidosa tendem a ficar ressecados, com pontas finas e sem brilho. O que é selagem? Se você tem o cabelo volumoso, danificado, quebradiço, com frizz ou precisando de tratamento intensivo, a dica é a selagem.

“Após realizar a escova progressiva não pode lavar o cabelo por 3 dias” MITO. Apesar do mito de que a lavagem vai tirar o efeito do procedimento, o cabelo pode ser lavado desde o primeiro dia da escova progressiva. Na dúvida, nada melhor que conversar com o seu cabeleireiro.

A queratina naturalmente faz parte de todo cabelo e, por isso, quando é removida pela progressiva, deixa o fio fraco e ralo.

"Pode lavar assim que você fizer, se o cabelo ficar muito pesado; pode lavar no dia seguinte e, assim, sucessivamente. Mas eu, particularmente, recomendo aguardar, pelo menos, um dia, porque a progressiva ainda estará fazendo efeito", explica.

Dicas para a progressiva durar mais tempo no cabelo

  1. Não use shampoos antirresíduos. Eles abrem a cutícula dos fios para limpar profundamente, e por isso, eles eliminam o efeito da progressiva aos poucos.
  2. Evite lavar o cabelo todos os dias. ...
  3. Hidrate bastante o seu cabelo. ...
  4. Crie um cronograma capilar. ...
  5. Finalize com secador.

Finalize os fios com secador de cabelo. A finalização dos fios é outro quesito importante para manter os cuidados pós progressiva. Uma maneira de prorrogar os efeitos do tratamento é o uso do secador após a lavagem.

O secador está liberado
Quem faz a progressiva quer ter os fios lisos sem fazer escova. Mas, em vez de deixá-los secar naturalmente, ajude com o secador. Como a progressiva é um tratamento termoativado, o uso do calor reforça a ação do produto nos fios.