Pode fazer ovo frito com azeite de oliva?

Perguntado por: dveiga8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

E uma panela antiaderente coloque 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem para aquecer, quebre um ovo inteiro de galinha acrescente sal a gosto, vire e deixe terminar de assar.

Não use azeite de oliva para fazer frituras
O motivo - falso - é que as moléculas de gordura desse tipo de azeite seriam queimadas a uma temperatura inferior à dos demais e, por isso, ele produziria aldeídos e outros compostos químicos que poderiam ser tóxicos e dariam um sabor ácido para os alimentos.

No entanto, segundo Martin Grootveld, professor da Universidade de Montfort, no Reino Unido, o azeite de oliva não representa nenhum malefício, seja para cozinhar ou para fritar. “Ele gera níveis menores dessas substâncias tóxicas e as substâncias que se formam são menos danosas para o corpo humano”, explicou.

Ovo frito feito com azeite é a melhor opção!
É claro que existem diversas formas de preparar esse alimento, no entanto, alguns itens usados para evitar que o ovo grude na frigideira, como os óleos e a manteiga, podem acabar fazendo com que esse item não seja mais tão saudável.

Pois bem, muitos óleos perdem as propriedades quando aquecidos, porém o Azeite de Oliva Extra Virgem é um dos que detém melhor a temperatura, podendo chegar a 180°C sem alteração ou degradação do produto, ou seja, muito maior do que muitos óleos que podemos encontrar no mercado.

Ovo frito em água > Em vez de usar óleo, manteiga ou margarina para fritar o ovo, use água! Coloque metade de um dedo de água na frigideira e, quando começar a ferver, quebre o ovo e frite do jeito normal. Fritando o ovo dessa forma, as calorias dele voltam as 75 iniciais, equivalentes às calorias do ovo cozido.

Se for fritar o ovo, estalado ou mexido, o ideal é usar uma frigideira antiaderente e o mínimo de gordura, para não deixar o prato mais calórico e com gorduras "ruins".

Nesse caso, preparar um ovo frito (estrelado ou mexido) não faz mal para a saúde. O problema está na quantidade de gordura inserida na hora de fritar o alimento. Mas, para não aumentar o colesterol, bastar usar um pouco de manteiga, azeite ou algum outro óleo vegetal em pequenas quantidades.

Azeite Virgem
A acidez – variando de 0,8% a 1,5%, o torna ideal para tempero de pratos quentes e refogar alguns alimentos, pois também não tem alteração considerativa a altas temperaturas. Esse é um dos melhores tipos de azeite para cozinhar.

azeite de oliva extravirgem

Óleos mais saudáveis para fritar
Um estudo descobriu que o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco são dois dos óleos mais estáveis. Os pesquisadores aqueceram três litros de óleo em uma fritadeira a 180 °C por seis horas. Isso sugere que eles podem ser os mais adequados para fritar.

O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

O azeite pode ser uma alternativa adequada
O azeite contém boas propriedades para cozinhar, mas vale lembrar que ele não deixa de lado a necessidade de usar o óleo, mesmo que tenha características melhores do que este.

Ovo frito. Um ovo frito possui, em média, 107 calorias se feito em óleo, manteiga ou margarina. Uma opção para quem gosta dessa preparação é substituir as gorduras por água.

O azeite só perde suas propriedades antioxidantes se você aquecê-lo por longos períodos e em temperaturas superiores a 180ºC. Esquentá-lo em baixas temperaturas não traz qualquer prejuízo à saúde, não forma substâncias tóxicas, nem gordura saturada e, muito menos, gordura trans.

Praticamente não há restrições. No entanto, se você deseja evitar o aumento dos seus níveis de colesterol, pode ser uma boa evitar o ovo frito em gordura. Afinal, as frituras — assim como o consumo de produtos como manteiga ou margarina — são responsáveis por alterar essas taxas.

Um outro diferencial do azeite é que, em comparação com outros óleos, ele é rico em gorduras monoinsaturadas, que melhoram nossa saúde. O azeite possui também entre 3 a 5 vezes mais gorduras monoinsaturadas que muitos alimentos ricos em vitaminas e gorduras monoinsaturadas, tais como amendoim, abacate e a própria soja.

O básico: use azeite suficiente para que os alimentos fiquem completamente cobertos na frigideira e sejam fritos por igual. Evitará que a comida se queime ou fique demasiado mole. Um pouco de senso comum: meter lentamente no azeite o alimento que se vai fritar.

Azeite Tipo Único Gallo 500ml: O azeite tipo único é ideal para refogar e cozinhar alimentos, pois mantém suas propriedades mesmo quanto exposto à altas temperaturas. Possui sabor extra suave, adequando-se a diversos tipos de pratos. Acidez máxima 1%.

Comer ovo diariamente não faz mal à saúde desde que seja incluído em uma alimentação equilibrada e variada, podendo trazer diversos benefícios para o organismo como ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos, por exemplo.