Pode fazer o pesque e solte durante a piracema?

Perguntado por: bjaques . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O Pesque e Solte não afeta a Piracema, pois nos rios onde é liberada a modalidade, os peixes iniciaram a subida antes, portanto já fizeram a desova. “Porém, os pescadores devem zelar pelos peixes, usando anzóis sem farpas para evitar ferimentos e devolvendo os animais ao rio no mesmo local em que estavam.”

Pescar na Piracema pode gerar multa de até R$ 100 mil e detenção de até três anos - Notícias - SEFAZ.

É importante ressaltar que as regras da Piracema no Brasil não se aplicam ao pescado realizado por meio da piscicultura ou em pesque-pague/pesqueiro, desde que os mesmos sejam registrados nos órgãos competentes e cadastrados no IBAMA.

Os equipamentos permitidos durante a piracema são: linha de mão com anzol, vara, caniço simples, carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais. Fica proibido o uso de redes e demais equipamentos que possam capturar diversas espécies, como as migradoras e em risco de extinção.

Entre as espécies protegidas no período estão bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva.

Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas, que foram introduzidas no meio ambiente pelo homem, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo.

Tipos de peixes mais pesquisados para pesca na Piracema
Entre as espécies de peixes, existem aquelas que são mais requisitadas, mesmo durante o período da piracema. As principais espécies são aquelas que têm muito mercado, como a Tilápia, Porquinho, Lambari, entre outros.

De 1º de novembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022 ocorre o período de defeso nas bacias dos rios Paraná, Paraíba do Sul e Ribeira de Iguape no Estado de São Paulo. Durante esse período, fica proibida a pesca para espécies de peixes em reprodução, visando à proteção da fauna aquática nativa.

O que é PERMITIDO:
Nos rios e reservatórios – pesca desembarcada utilizando linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha, apenas de espécies não nativas, sem limite de captura para pescador profissional e 10 kg + 1 exemplar para pescador amador. Piaçu não é permitido.

Campo Grande (MS) – O período de defeso reservado à reprodução dos peixes – apelidada de Piracema – termina na próxima segunda-feira, dia 28 de fevereiro, e na terça-feira de Carnaval (1º de março) começa a temporada de pesca 2022 em Mato Grosso do Sul.

As espécies proibidas de pesca são: mandi; traíra; lambari e outros.

O que pode e o que não pode na piracema
Ou seja, os barcos não podem ser utilizados, mas permite-se o uso da vara com molinete ou carretilha, linha de mão ou caniço simples. As iscas naturais e artificiais também estão liberadas nas áreas não restritas.

A dica é pescar um dia antes da lua cheia, devido aos efeitos que a lua causa na maré e nos peixes. Se não der, opte por fazer a pesca na fase da lua cheia, porque é quando os peixes estão mais agitados e próximos da superfície.

É permitido adquirir, comprar, ter em depósito (com estoque declarado ao órgão competente), transportar e vender peixes nativos (não pescados na piracema ou de criações), desde que devidamente comprovada sua origem.

Em São Paulo, a Polícia Militar Ambiental esclareceu que as restrições à pesca na piracema 2022/2023, que abrange o período de 1º de novembro a 28 de fevereiro, são as mesmas dos anos anteriores.

O período da piracema se inicia a partir do dia 1° de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro do ano seguinte. Os peixes de piracema, conhecidos também como migradores, necessitam fazer um esforço físico intenso para a subida ao rio.