Pode fazer nebulização com a boca aberta?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Mantenha a boca aberta durante toda a nebulização, assim facilita que o remédio chegue aos pulmões. – Mantenha uma respiração lenta e profunda, sempre que possível.

Posicione a máscara ao redor do nariz e da boca e inspire o ar quente. Permaneça sentado durante toda a inalação para que não haja riscos de aspirar o muco que está sendo umidificado. Não há contraindicações quanto ao uso do soro fisiológico.

A nebulização é um ótimo tratamento caseiro para a sinusite, seja ela aguda ou crônica, seca ou com secreção, pois ela ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando assim a respiração.

R: Bom dia, Sim faz um barulhinho, pois é pneumático e pode ser usado com qualquer medicamento. Quanto a fazer deitado, não é recomendado fazer com nenhum nebulizador. O ideal é fazer com a pessoa levemente inclinada e não totalmente deitada.

Fazer inalação com a criança dormindo
Esperar a criança dormir e fazer a inalação pode ser uma alternativa para evitar todo o estresse que esse momento pode gerar. Quando ela estiver dormindo, basta aproximar o inalador do nariz, visto que o efeito é o mesmo.

Você pode usar Fluibron® gotas para inalação com todos os inaladores modernos, exceto inaladores de vapor. Você pode misturar Fluibron® gotas com soro fisiológico, adicionando quantidades iguais de cada, para maior umidificação do ar liberado pelo inalador.

Use nebulizador
Coloque nele o soro fisiológico puro ou acompanhado de alguma medicação (indicada por um médico). Ao ligar o aparelho, ele vai fazer um vapor. Basta colocá-lo no rosto de 15 a 20 minutos. Repita esse processo de 2 a 3 vezes ao dia.

O tempo de duração da nebulização depende do tipo de nebulizador. Em geral, todo o processo demora de 15 a 20 minutos ou até o líquido acabar. Esse procedimento pode ser feito pela manhã e antes de dormir.

Os medicamentos mais comuns de serem administrados pelo nebulizador são o soro fisiológico, corticoide e soluções broncodilatadoras. Eles atuam umidificando as vias aéreas, fluidificando e amolecendo as secreções, de modo que elas possam ser eliminadas pelo organismo.

Usar o soro gelado não é recomendado, porque isto faz com que o nariz tenha que fisiologicamente aumentar o seu desempenho, o que pode até piorar a obstrução. Realmente, o correto para tratar e prevenir a rinite é a limpeza nasal de duas a três vezes por dia com soro fisiológico, mas em temperatura ambiente.

Não há limites para seu uso, mas a orientação é fazer até cinco vezes ao dia. Já a inalação com remédios, prescrita pelo médico, deve ser realizada somente na quantidade indicada, para que o indivíduo não receba doses exageradas da medicação.

No que se refere à segurança, o nebulizador produz uma névoa bem mais fresca do que os inaladores, prevenindo queimaduras causadas pelo vapor quente.

Agite o inalador após remover a tampa. Expire completamente por um ou dois segundos. Coloque o inalador diretamente na boca ou a dois ou cinco centímetros de distância e comece a inspirar lentamente, como ao tomar uma sopa quente. Quando começar a inspirar, pressione a parte superior do inalador.

É recomendado ainda que se faça sempre ao acordar e dormir. No caso da sinusite, a nebulização pode ser feita tanto com a utilização de compostos medicamentosos específicos quanto com soro fisiológico.