Pode fazer muitas ultrassom na gravidez faz mal?

Perguntado por: lxavier2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Logo, o uso frequente da ultrassonografia não faz nenhum mal à saúde e ao desenvolvimento do bebê.

O ultrassom é um método muito seguro, não havendo qualquer problema no seu uso, podendo ser realizado quantas vezes for necessário durante a gestação.

Quantos morfológicos faz na gravidez? Idealmente o ultrassom morfológico deve ser feito nos três trimestres de gestação. Não sendo possível, o indicado é fazer no mínimo duas vezes. Isso pode mudar, no entanto, conforme indicação do médico obstetra.

A FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) recomenda um padrão de no MÍNIMO de dois exames de ultrassom: um logo no início da gestação, no primeiro trimestre e o outro, entre 20 e 24 semanas.

A maioria dos protocolos recomenda 3 exames de rotina, entretanto exames adicionais poderão ser solicitados conforme a necessidade de cada caso.

As bochechas e a ponta do nariz também começam a aparecer. Os órgãos genitais ficam evidentes, fazendo com que seja possível a identificação do sexo da criança. Ela também passa a controlar muitos de seus músculos voluntários, iniciando seus primeiros movimentos.

É aí que entra o chocolate. Por ser uma fonte rápida de glicose e também conter um certo poder estimulador, o chocolate ajuda a melhorar a movimentação fetal se a causa realmente for o jejum materno.

A partir da 12ª semana de gestação o exame a ser solicitado é por via abdominal, mas não é mais necessário nenhum preparo.

Essas ondas sonoras são ondas mecânicas com uma freqüência acima da faixa de audição humana. Logo, o uso frequente da ultrassonografia não faz nenhum mal à saúde e ao desenvolvimento do bebê.

"Por oferecer imagens de boa qualidade, não utilizar radiação nem tampouco causar efeitos colaterais, o exame de ultrassom é um excelente aliado na prevenção de doenças", explica a Dra. Gerusa.

No primeiro morfológico, a translucência nucal (TN) é o principal indicador para o risco de alterações, malformações ou síndromes, como a de Down, mas tem cerca de 5% de probabilidade de apresentar um resultado falso positivo.

Enquanto o obstétrico pode levar até 20 minutos, o ultrassom morfológico dura de 20 até 40 minutos, fazendo também mais imagens do bebê. O ultrassom morfológico tem imagem com melhor definição. Quando realizado a partir da 20ª semana, o exame identifica o sexo do bebê com 70% de precisão.

Se a medida estiver além do esperado, maior é o risco de a criança apresentar malformações ou síndromes, como a de Down. Para calcular o risco, leva-se em conta não só a TN mas fatores como a idade materna, a idade gestacional e o histórico familiar.

O ideal é que o exame seja realizado entre 20 e 24 semanas, quando a formação dos órgãos e ossos ainda não está completamente calcificada, o que dificultaria a visualização das estruturas.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Pois ela se tornou tão fundamental que, desde 2010, o SUS oferece cobertura integral para o exame. E serão pelo menos quatro deles: dois no primeiro trimestre e um em cada trimestre seguinte.

Pode ter relação antes de fazer ultrassom? Sim, o exame pode ser realizado normalmente após a relação sexual. Além disso, após o procedimento, não é necessário aguardar nenhum período para ter relações.

O Ultrassom Morfológico é um exame um pouco mais caro que o ultrassom normal, mas que vale cada centavo de investimento. O valor do exame varia muito de lugar para lugar, tendo uma média de 150 a 500 reais.

Ultrassom morfológico do 2o trimestre:
A idade gestacional sugerida para realização deste exame é entre 20 e 24 semanas de gestação. Neste exame podem ser detalhados achados do Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto.