Pode fazer lavagem para evacuar?

Perguntado por: uaguiar9 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Nas situações mais graves da prisão de ventre, a lavagem intestinal pode ser um procedimento indicado. Também é importante saber que a lavagem intestinal deve ser realizada somente quando o procedimento é necessário, com a solicitação de um profissional de saúde.

Além de adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, existem tratamentos naturais que podem ajudar a limpar o intestino de fezes acumuladas. O uso de chás laxantes, como o chá de sene e o chá de casca de mamão, podem ajudar a estimular o movimento intestinal e aliviar a constipação.

As fibras ajudam a aumentar o volume das fezes e facilitam a eliminação das mesmas. Outra medida importante é beber bastante água e outros líquidos saudáveis, como sucos naturais (laranja, mamão, ameixa) e chás. A hidratação adequada é fundamental.

O Phosfoenema é composto por fosfatos. Os fosfatos atuam como laxativos quando administrados pelo reto, na forma de enema ou também de supositório. Os fosfatos são pouco absorvidos pelo intestino; eles aumentam o volume de água na luz intestinal, funcionando como laxativos, e favorecendo a evacuação.

Riscos da lavagem intestinal
Como uma das finalidades da técnica é estimular os movimentos intestinais, que favorecem a eliminação do cocô, a desidratação pode ocorrer devido aos fluidos que saem acompanhados das fezes. Esse problema é mais comum em casos de aplicar mais laxante do que o indicado.

A chuca, também conhecida como "ducha higiênica" ou enema, é a lavagem com a introdução de pequena quantidade de água dentro do reto e do ânus. Um dos objetivos é evitar que fezes saiam durante a relação. Para realizar o procedimento, são usados cerca de 150 ml de água.

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

Beber água morna com limão logo pela manhã; Fazer massagem na barriga; Estabelecer uma rotina de horários disciplinada para se alimentar, se exercitar e evacuar; Ingestão maior de probióticos para recuperar a flora intestinal.

Normalmente, o intestino o eliminará de volta dentro de alguns poucos minutos. Após terminada a lavagem, deve-se consumir probióticos , como os iogurtes, por exemplo, para recompor a flora intestinal e seguir uma dieta equilibrada para manter o intestino sempre ativo e saudável.

Para amolecer as fezes e soltar o intestino, você pode utilizar alimentos ou medicamentos que ajudem o funcionamento do trato intestinal, além de beber bastante água e caminhar .

Você pode apertar com o dedo ou com a unha. Também vale revezar e apertar um pouco o dedo da mão direita e depois o da esquerda, faça isso entre duas e três vezes. Ao apertar você sentirá como se tivesse areia nesta área do seu dedo. E, conforme você o pressiona, ele vai ficando mais mole.

Algumas opções de laxante natural para prisão de ventre são:

  1. Suco de beterraba com laranja. ...
  2. Suco de mamão e laranja. ...
  3. Suco de uva, pêra e linhaça. ...
  4. Suco de maçã e azeite de oliva. ...
  5. Geleia de frutas com chá de sene. ...
  6. Geleia de chá de ruibarbo com frutas. ...
  7. Vitamina de ameixa seca e aveia.

Nos casos em que a pessoa não consegue evacuar apenas com o clister de água morna, uma boa solução é misturar 1 copo de azeite na água do clister. No entanto, a eficácia é maior quando se utilizam 1 ou 2 enemas de farmácia, como o Microlax ou o Fleet enema, misturados na água.

Veja uma lista de alimentos que têm os mesmos efeitos que suplementos laxantes.

  • Aloe vera. ...
  • Sementes de chia e linhaça. ...
  • Ameixa. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Café

Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.