Pode fazer lavagem nasal todos os dias?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Portanto, no geral, até três vezes por dia é o suficiente para garantir a limpeza e o umedecimento das vias aéreas. Porém, caso você esteja muito resfriado ou com muita coriza, esse número pode ser aumentado para até oito vezes ao dia.

A lavagem nasal é uma técnica muito recomendada por médicos para bebês, crianças e adultos, pode ser feita diariamente e não tem contraindicação.

Para a correta aplicação da lavagem nasal, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Acoplar o dispositivo na narina;
  2. Evitar direcionar para a região mediana do nariz (septo nasal);
  3. Inclinar o tronco para frente; (Fig. ...
  4. Lateralizar a cabeça para o lado contrário da narina que será aplicada; (Fig. ...
  5. Manter a respiração pela boca.

A lavagem nasal é segura? Se você ouviu relatos de lavagem nasal causando infecções fatais de ameba no cérebro, pode ser difícil tirar esse medo de sua mente. — Esse risco é real, mas é extremamente baixo — explica Farrell.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

Encher a seringa com cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico; Durante o procedimento deve-se abrir a boca e respirar também pela boca; Inclinar o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado; Posicionar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pela outra narina.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

No entanto, é importante lembrar que a lavagem nasal não deve ser realizada em casos de sinusite aguda ou crônica sem a orientação de um médico. Além disso, a técnica não substitui o tratamento indicado pelo profissional de saúde e pode ter contraindicações em alguns casos.

Existem duas ferramentas-chave para desbloquear o nariz e remover o muco que nenhum dos pais pode ficar sem: solução salina e aspiradores nasais. Uma solução salina suave respeita a mucosa nasal, suaviza o muco e incentiva a expulsão, enquanto o uso cuidadoso do aspirador nasal ajuda gentilmente a desbloquear o nariz.

Para entender como fazer lavagem nasal em bebê, o ideal é fazer lavagens nasais nos seguintes horários: Antes das mamadas: principalmente em lactentes, manter as narinas livres favorece a amamentação, pois a respiração ocorre quase que exclusivamente pelo nariz.

Não há risco do soro ir para o pulmão, se o paciente não possui nenhum problema neurológico de incoordenação da respiração e deglutição. Temos o reflexo da tosse justamente para isso!

Higiene nasal pode ser feita três vezes ao dia
O hábito de fazer a higiene nasal não tem contraindicações e é recomendado para todas as idades, de acordo com a profissional.

Posso lavar o nariz com água? Não deve. A água da torneira altera o funcionamento do nariz. Por ser uma solução hipotônica, ela interfere no batimento muco-ciliar da mucosa nasal responsável por direcionar a drenagem de secreções nasais.

O método consegue remover secreções, micróbios e alérgenos existentes na cavidades nasais e promove a limpeza, fluidificação e descongestão nasal. Apesar da lavagem ser indicada para pessoas com congestão nasal, pacientes com alergias respiratórias, como rinite ou sinusite, também podem usufruir dos benefícios.

Como realizar a lavagem nasal de maneira correta
É importante manter a boca aberta durante o processo e não respirar pelo nariz até que a solução flua de uma narina para a outra. Assim, se evita que o produto desça pela garganta.