Pode fazer laqueadura na hora do parto cesárea?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

A Lei também prevê que a laqueadura possa ocorrer no momento seguinte à cesárea, evitando que a mulher passe por duas cirurgias.

As usuárias grávidas poderão fazer a laqueadura no parto, desde que tenham indicação de cesariana pelo médico plantonista. Em caso de parto normal, a paciente poderá dar sequência via procedimento eletivo, com encaminhamento feito pelo Ambulatório de Obstetrícia da maternidade.

Pode. A laqueadura muda um pouco o fluxo de sangue na região, tanto que existe até a chamada síndrome pós-laqueadura, na qual a mulher sente dor no período menstrual ou fora dele, associado, também, a um aumento no número de dias e fluxo do sangramento.

Desvantagens da laqueadura
Dessa forma, envolve riscos associados, como complicações decorrentes da anestesia, dificuldades de cicatrização ou infecções. O risco é maior para pessoas obesas, com diabetes ou com histórico de cirurgia pélvica ou abdominal.

Laqueadura: do pedido até a cirurgia, entenda o processo em seis pontos | Saúde | G1.

Após a cirurgia são necessários dez dias de repouso. É importante que a mulher não tenha relações sexuais por cerca de uma semana, e seja utilizada camisinha por aproximadamente um mês, em todas as relações. A menstruação e suas atividades hormonais raramente são afetadas.

Normalmente o parto cesárea é rápido e todas essas etapas acontecem em cerca de 60 minutos. Fazendo cesariana posso receber meu bebê assim que ele nascer? O ideal é que, se mãe e bebê estiverem bem, o bebê seja entregue à mãe para primeiro contato e amamentação imediatamente, mesmo em um parto cesariana.

Geralmente, a alta hospitalar ocorre após 48 horas, tanto para parto normal quanto cesariana, de acordo com a avaliação médica. A atividade sexual é recomendada após 40 dias depois do parto, respeitando o conforto e desejo da puérpera.

A paciente não deve ser encorajada a fazer uma cesárea apenas para poder fazer a laqueadura. É possível que a paciente tenha um parto normal e em seguida seja submetida à laqueadura.

Aprovada no Senado em agosto de 2022, entrou em vigor no início de março a lei 14.443/2022 reduziu para 21 anos a idade mínima de homens e mulheres para a esterilização voluntária e acabou com a exigência do consentimento do conjunge para realização da laqueadura e vasectomia.

Quais os cuidados principais do pós-operatório? Abstinência sexual de aproximadamente 30 dias, para que a tuba uterina cicatrize de forma adequada e para minimizar o risco de uma infecção genital durante esse período.

Cirurgia de Laqueadura, ela tem direito a auxílio doença.

A laqueadura tubária, também chamada ligadura de trompas, é um procedimento de esterilização cujo objetivo é impedir que a mulher consiga engravidar. Essa técnica é considerada um método contraceptivo permanente e sua taxa de sucesso é elevadíssima, ao redor de 99%.

Alguns médicos solicitam que a mamãe evite falar por um bom período, pois assim é evitado que gases sejam acumulados fazendo a barriga inchar ainda mais, por isso tente relaxar no pós-cesariana o máximo que puder e se possível durma para descansar2.

No dia da cirurgia
São necessárias pelo menos 8 horas de jejum antes de uma cesariana programada. Isto signifi- ca que não deve ingerir alimentos sólidos ou líquidos com polpa durante este tempo. Pode beber água ou chá (com ou sem açúcar) até duas horas antes da cirurgia.

Sob alguns pontos de vista um parto por cesárea pode sim ser vantajoso, já que ele permite que se marque o dia e horário do nascimento do bebê, evita surpresas e tem um tempo de duração bem menor do que um parto vaginal. Fora que ele pode reduzir muito os níveis de estresse e de ansiedade da mãe, do pai da criança.

No caso da laqueadura convencional pode ocorrer aumento ou diminuição do fluxo menstrual, irregularidade do ciclo menstrual, e, antecipação da menopausa, pois o procedimento altera a circulação sanguínea para os ovários. Além disso, o método não é 100% eficaz, apesar de o índice de falha ser baixo.

Como em qualquer procedimento cirúrgico, pode haver complicações, como aderências e infecções internas; É um procedimento cirúrgico com riscos anestésicos; Há possibilidade de desenvolvimento da síndrome pós-laqueadura. Neste caso, ocorre alteração do fluxo menstrual e dor na região pélvica.

Vale lembrar que a cirurgia não impede que a ovulação aconteça e nem interfere no ciclo hormonal feminino. Então, a mulher continua menstruando normalmente depois do procedimento.

Levantar da cama: Não levante com a barriga para cima. Você deve virar-se de lado e utilizando os braços, levando as pernas para fora da cama. Amamentar o bebê: A cadeira deverá ter encosto e braço de apoio, colocar um travesseiro nas costas e outro sob o braço que irá apoiar o bebê.