Pode fazer jejum só com água?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura.

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Iniciemos nossos jejuns com uma oração. Podemos fazê-lo ajoelhando-nos à mesa ao terminarmos a refeição com a qual começaremos o jejum. Essa oração deve ser algo natural—falamos com o Pai Celestial sobre o objetivo de nosso jejum e solicitamos Sua ajuda para atingirmos nossas metas.

O poder do jejum foi estudado pelos investigadores da Universidade do Sul da Califórnia, que descobriram que fazer uma interrupção de apenas três dias na dieta alimentar pode regenerar todo o sistema imunitário. A fome induz as células indiferenciadas a produzirem novos glóbulos brancos para combater infeções.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Durante o período de jejum você pode consumir líquidos como:

  • água.
  • chás.
  • café

O jejum seco é uma “moda” promovida online por influenciadores do estilo de vida e fitness. A ideia por trás da metodologia é deixar de beber água para, supostamente, potencializar o emagrecimento. Em vez disso, você obtém água apenas de fontes alimentares, como frutas e legumes.

A Bíblia fala sobre três tipos principais de jejum de alimentos: o jejum total, o jejum com água e o jejum parcial. Também temos exemplos de abstenção de outras coisas da vida cotidiana, que poderão ser considerados jejum.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Livra-me do meu egoísmo e do meu orgulho! Por meio deste jejum, livra-me dos maus hábitos, aplaca minhas paixões, faze-me crescer nas virtudes.

Oração e jejum são sempre armas fortes para manter afastado o inimigo e derrubar fortalezas. Quando o Senhor põe em seu coração que certo pedido que precisa ser acompanhado de jejum, é importante que escute. Jejum e oração enfraquecem o poder das forças espirituais do mal, inibindo a interferência delas em sua vida.

Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.”

Sendo assim, a duração do jejum pode ser de 24, 12, ou até de 6 horas, e pode ser também de total abstenção de alimentos sólidos ou líquidos, como pode também ser de abstenção parcial tanto de líquidos quanto de sólidos.

O jejum é uma fonte de força espiritual. Por meio do jejum nós podemos nos sentir mais perto do Pai Celestial e fortalecer nosso testemunho. O jejum também inclui fazer uma oferta generosa de jejum para ajudar os necessitados.

Durante o jejum é bom consumir bebidas que trazem bem-estar, como água de coco, chás de camomila, erva-doce, capim-cidreira, hortelã, hibisco e carqueja. O café aumenta a ansiedade e a vontade de comer.

Desligue o celular! É isso mesmo. As redes sociais estão diretamente ligadas a recompensas sociais que prendem nossa atenção e podem comprometer as interações reais. O Jejum de Dopamina é uma opção para uma vida mais equilibrada e com melhor rendimento.

Qual é o melhor horário para iniciar jejum? Coma apenas durante oito horas seguidas ao longo do dia (no máximo dez horas) e sempre de manhã, fazendo jejum ao longo das restantes 16 horas do dia. Nunca coma à noite. Os horários sugeridos são comer apenas entre as 7h da manhã e as 15h ou entre as 10h e as 18h.

O período de jejum pode variar de 10 a 24 horas, podendo ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. A definição desses parâmetros depende da adaptação e do histórico de saúde de cada paciente.

A perda geralmente é de 2 a 3 quilos por semana. Caso esteja fazendo o jejum da maneira correta, a velocidade de perda de peso tende a reduzir. Isso porque o peso das reservas de energia já foi finalizado. Você então começará a utilizar gordura como fonte de energia.