Pode fazer inalação para tosse com catarro?

Perguntado por: orodrigues2 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Outra dica é fazer inalação para tosse com catarro. Você pode usar um aparelho inalador com água ou respirar fundo durante um banho quente. Outra ideia é ferver o líquido, colocar num recipiente, aproximar o rosto do vapor e cobrir a cabeça para que o vapor se acumule e seja aspirado.

Também é possível fazer a nebulização ou inalação de vapor. Existem nebulizadores domésticos, que usam soro fisiológico para limpar as mucosas e afinar a secreção, mas também é possível aquecer uma bacia de água e colocar uma toalha sobre a cabeça para inalar o vapor.

A inalação vai promover a umidificação das mucosas e também dos brônquios! Ela ajuda a soltar o catarro que está preso, espesso. No princípio, pode até piorar a tosse, pois vai soltar secreção, mas com a criança conseguindo soltar o catarro, depois vem o alívio (delas e nosso!).

Fluimucil

Fluimucil possui uma rápida ação ao ser absorvido no trato gastrointestinal, assim, o início de sua ação ocorre dentro de uma hora após sua administração. Sendo assim, esse xarope pode ser considerado o melhor expectorante pela rapidez de seus efeitos.

A inalação com soro fisiológico, segundo Fernandes, pode ajudar na hidratação da mucosa respiratória e não traz nenhum risco. Mas o efeito é o mesmo de pingar algumas gotinhas de soro fisiológico nas narinas.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Apresenta-se como um unguento à base de petróleo (petrolato) para ser aplicado no peitoral, costas ou pescoço, ou para ser adicionado à água quente para inalação dos vapores.

4 vezes

E, se você se pergunta “quantas vezes posso fazer inalação com soro”, lembre-se de seguir a indicação médica, mas o padrão é até 4 vezes ao dia, o que leva 15 a 20 minutos.

O xarope de beterraba com mel tem propriedades anti-inflamatórias para as vias respiratórias sendo uma boa opção de expectorante natural para aliviar a tosse causada por gripes ou resfriados. Além disso, o mel também ajuda a lubrificar a garganta e a reduzir a inflamação, aliviando a tosse.

Por isso, não há sentido nebulizar apenas com soro. Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.

Drauzio – Fazer inalação ajuda a melhorar a tosse? Daniel Deheinzelin – A inalação representa outra forma de fazer chegar líquido aos pulmões. Ela melhora a tosse, porque umidifica o muco e facilita sua eliminação. Feita com um broncodilatador, ajuda a abrir os brônquios.

A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

Para eliminar a expetoração persistente é necessário torná-la mais fluida. Beber muita água é uma medida acertada para fluidificar as secreções mucosas e reduzir a sensação de peso no peito. Isso permite hidratar as mucosas e tornar as secreções menos viscosas. Dessa forma, a sua expulsão será muito mais fácil.

É excretada por via renal e, principalmente, pelas fezes. MUCOCETIL® é indicado como mucolítico no tratamento das afecções broncopulmonares agudas e crônicas, associadas a secreção mucosa anormal e transtornos do transporte mucoso.

As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).