Pode fazer gargarejo com água oxigenada para dor de garganta?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Recomenda-se que os gargarejos sejam feitos utilizando-se água morna com sal, água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica.

Gargarejo de água morna com sal
A combinação de sal marinho e água morna é muito boa para eliminar microrganismos, aliviar a dor e complementar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios. Basta misturar uma pitada de sal em 100ml de água levemente aquecida, usando a solução para fazer gargarejo até três vezes ao dia.

Para casos de dor de garganta, essa é outra sugestão de Bela em seu perfil. “Até pode, pois ela realmente é eficaz contra certos germes, mas sempre diluída em água e na versão dez volumes”, orienta Alcântara. Quanto maior o número de volumes (tem de 20, 30, 40…), mais concentrada é a solução de água oxigenada.

Apesar de ter como benefício eliminar os microorganismos por oxidação, ela também elimina células saudáveis da ferida, prejudicando a cicatrização. A água oxigenada prejudica a formação das fibras de colágeno importantes na cicatrização da ferida, além de roubar elétrons da proteína que recupera a pele.

A solução mais simples mas também uma das mais efetivas é fazer gargarejo, pelo menos 3 vezes por dia, com a mistura de água morna e sal. A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas.

Dessa forma, quando adicionamos água oxigenada em algum ferimento, é essa enzima que funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada, o que é visível pela efervescência que se produz, pois o volume de bolhas de oxigênio formadas será muito maior.

Sendo assim, a água oxigenada é indicada para desinfetar feridas com segurança, praticidade e eficácia. Versátil, este medicamento também pode ser utilizado para descolorir pelos e cabelo, retirar manchas de roupas, tratar fungos e muitas outras coisas.

Anti-inflamatórios

  • ibuprofeno;
  • diclofenaco;
  • nimesulida;
  • ácido acetilsalicílico;
  • naproxeno;
  • cloridrato de benzidamina;
  • piroxicam;
  • celecoxibe.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Soro fisiológico e água oxigenada ajudam a manter o corpo limpo e livre de bactérias e outros micro-organismos. O soro é bom para limpar o nariz e as vias aéreas, principalmente quando se está com coriza. Já a água oxigenada deve ser usada nos machucados, para evitar infecções.

É importante salientar que somente o soro fisiológico 0,9% pode ser utilizado na limpeza nasal, sendo extremamente proibido a mistura de outros produtos como a água oxigenada.

Pode ser utilizado para limpar feridas, mas tem ação reduzida. A água oxigenada atua liberando, lentamente, oxigênio no machucado, eliminando bactérias e demais micro-organismos presentes. Tem rápida ação e se for usada de maneira correta não é corrosiva e nem tóxica. Esse produto tem uso exclusivamente externo.

7)Para o nariz entupido: Durante resfriados severos ou crises de sinusite ou rinite pingar uma solução de 1 para 1 de água oxigenada e água comum, aguardar um pouco e assoar o nariz – a solução vai matar os micro-organismos depositados no seu nariz.

Durante a higienização do vaso sanitário, despeje um pouco da água oxigenada diluída com bicarbonato em cima e em volta do objeto. Esfregue bem com uma escova ou esponja, como você costuma fazer no dia a dia e enxágue. O produto ajudará a eliminar todas as bactérias do vaso e deixá-lo totalmente limpo e desinfectado.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa. A dor na garganta é provavelmente causada por amígdalas inflamadas, tosse ou irritação causada por gotejamento dos seios da face.

Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar. Também pode ser provocada quando se compartilha objetos pessoais como copos, xícaras, escovas de dentes, garrafas de água, garfos, colheres etc. com outras pessoas, especialmente se estiverem doentes.

O vinagre de maçã contém propriedades antibacterianas e antissépticas, por isso é muito eficaz no tratamento da infecção das amígdalas ou angina. Misture em um copo de vinagre de maçã um pouco de água e faça gargarejos. O vinagre irá ajudar a reduzir a inflamação das amígdalas.