Pode fazer fritura com banha de porco?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Dica da nutricionista: A banha de porco pode fazer parte de qualquer receita, tornando qualquer refogado, assado, caldo, fritura, sopa ou molho ainda mais saboroso. Para a fritura, sua absorção é mínima e deixa os alimentos sequinhos e crocantes.

Banha de porco
Com 40% de gorduras saturadas e monoinsaturadas, a banha é uma gordura saudável, anti-inflamatória e possui ácido oleico, que ajuda a diminuir o colesterol ruim.

Para quem gosta de uma gordura com aquela lembrança afetiva dos avós, a banha pode ser uma pedida na fritura. No entanto, além do gosto marcante, vale frisar que ela não é muito resistente à temperatura e nem deve ser usada na fritadeira elétrica.

O melhor óleo para fritura é o de coco
O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

consulta. “Em cada 100g de banha há 88.7g de gordura, sendo 32.2g de gordura saturada, 42g de gordura monoinsaturada e 10.3g de gordura poli-insaturada”, completa a especialista. Por muito tempo, as gorduras saturadas foram tidas como as principais vilãs para as doenças cardiovasculares.

Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação. Quantas vezes posso reutilizar a banha de porco? Você pode reutilizar a banha do porco quantas vezes quiser.

Coloque uma colherada de banha de. porco, e quando a gordura já estiver bem quente, quebre o ovo na frigideira.

Após terminar de fritar a carne, você pode jogar a banha que ficar na panela de volta na lata. Na verdade, é até recomendável que você faça isso para evitar entupimento de canos ou derretimento do seu lixo. Você pode reutilizar a banha do porco quantas vezes quiser.

EVITE: Manteiga, creme de leite convencional e light, nata, chantilly, maionese convencional e light, margarina, gordura vegetal hidrogenada, banha de porco e de galinha, bacon, toucinho, torresmo, leite de coco, óleo de dendê.

As gorduras saturadas são totalmente contraindicadas por médicos, sendo associadas ao aumento de doenças cardiovasculares.

A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

Composta de gordura saturada, monoinsaturada e poliinsaturada, a banha de porco apresenta benefícios à saúde, por conter vitamina A, importante para os olhos e na renovação de células; vitaminas do complexo B, que ajudam a fortalecer a imunidade além de regular a produção de energia no organismo; e betaína, importante ...

O óleo vegetal (ou óleo de canola) é um bom substituto para a banha em muitas receitas, principalmente na culinária.

Entre ela e o óleo vegetal, mil vezes a banha de porco". Ele enumera qualidades da banha suína e ressalta que ela traz em sua composição outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, C, fósforo e ferro: "É isenta de açúcar, logo boa para diabéticos. E traz baixa quantidade de sódio: boa para hipertensos".

Segundo o estudo, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite, primeiro porque os compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.

O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. Seus benefícios são inúmeros, ajuda a controlar o colesterol ruim, auxilia na absorção de vitaminas é antioxidante, é anti-inflamatório e possui vitamina E. Além de ser fonte de gordura mono e poli-insaturadas, benéficas para a saúde.

- A banha de porco tem menos gordura saturada do que a manteiga e o óleo de coco, resiste a altas temperaturas, e é mais econômica, já que é necessária uma quantidade menor em relação às outras gorduras.

Gorduras mais saudáveis:
Gorduras insaturadas são reconhecidas como “gorduras boas” e há dois tipos: monoinsaturadas e polinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim.

Especialistas recomendam o uso do óleo de coco, girassol e o Azeite de Oliva que são mais saudáveis.