Pode fazer força com pedra no rim?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

Em um contexto geral, a resposta para essa pergunta é “SIM!”. Mesmo que em menor intensidade, a prática de exercícios físicos é fundamental para a qualidade de vida do indivíduo portador de doenças renais.

O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.

Repouso relativo de 1 a 3 dias, isso é, pode-se executar atividades usuais, inclusive laborais, que não envolvam atividades físicas, carregar peso, exposição solar intensa.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

Consuma sucos cítricos
Consumir sucos de frutas cítricas, como de laranja e limão podem ajudar na prevenção e expulsão das pedras nos rins.

Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é a tansulosina, um alfa-bloqueador. Cálculos de via urinária são verdadeiros transtornos na vida de médicos e pacientes. O desconforto lancinante causado pelas famosas pedras no rins e ureter são parte do dia a dia de emergencistas, clínicos e urologistas.

Cólica de rim - O que tomar? Os remédios mais indicados para cólica de rim são os antiespasmódicos, analgésicos não opioides, Anti-Inflamatórios Não Esteroidais (AINEs) e narcóticos4. Por isso, o Buscopan Composto é o medicamento mais indicado para trazer alívio rápido e prolongado para a cólica de rim.

O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. Isso porque esse tipo de alimento provoca o surgimento de uma comorbidade importante, como é o caso da hipertensão arterial.

Mito. A cerveja não tem nenhum efeito na formação dos cálculos urinários. Inclusive, assim como todas as bebidas alcoólicas, se for tomada sem a devida hidratação com outros líquidos, principalmente a água, pode levar a diminuir o liquido dentro do rim depois de algumas horas, podendo aumentar a formação de cálculos.

O treino aeróbico é uma das melhores opções para quem tem doença renal. Isso porque ele ajuda a equilibrar a pressão arterial, o perfil lipídico e a saúde mental dos indivíduos. Além disso, aumenta a força, a flexibilidade e a função muscular — que são prejudicadas pela falta de movimento.

Cerca de 70% dos cálculos de até 7 mm são. eliminados de forma natural ou espontânea .

As pedras nos rins, geralmente, não geram inchaços na barriga. Porém, outras doenças renais podem ocasionar ascite, que são pequenos acúmulos de líquido rico em proteínas que se localizam dentro do abdômen e, em casos mais avançados, aumentam a circunferência da barriga e resultam no ganho de peso.

A cirurgia para pedra nos rins é utilizada apenas quando os cálculos renais têm mais de 6 mm ou quando a ingestão de medicamentos não é suficiente para os eliminar na urina.

Basta aumentar a quantidade de líquido ingerido ou, caso o médico ache necessário, injetado na veia. Dependendo do tamanho, procedimentos entram em ação para fragmentar o cálculo e viabilizar sua eliminação. Uma das opções é a litotripsia extracorpórea, a menos agressiva para o organismo.

Apesar de ser uma doença benigna, as pedras nos rins podem causar complicações sérias caso não seja tratada corretamente, como: infecções no trato urinário, sepse, insuficiência renal e em casos mais graves, até o risco de óbito.

DIFERENÇAS ENTRE O CÁLCULO RENAL E A PEDRA NA VESÍCULA
As pedras nos rins se formam no trato urinário e elas bloqueiam o fluxo de urina. Contudo, os cálculos biliares se formam na vesícula biliar e bloqueiam o fluxo da bile para o trato digestivo.

Os cálculos ureterais podem ser diagnosticados por vários métodos de imagem, como raio x simples, ultrassonografia, urografia excretora e tomografia computadorizada helicoidal sem contraste.

Nesse caso, a melhor posição para dormir com dor nos rins é aquela em que as pedras permaneçam estáticas, minimizando as dores causadas pelo contato com os ureteres, os canais por onde os rins excretam a urina em direção à bexiga. Por isso, procure encontrar uma posição na qual os cálculos fiquem sempre para baixo.