Pode fazer flexões todos os dias?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Fazer flexões todos os dias também colocará estresse extra nas articulações, afinal você estará submetendo as mesmas articulações a um esforço repetitivo diariamente. Porém a execução correta do exercício dificilmente trará problemas em pessoas com articulações saudáveis.

Não é novidade que este exercício é ideal para quem quer trabalhar peito, costas, braços e ombros. É que, no fundo, a flexão constrói a força, o músculo e a resistência. E as vantagens não ficam por aqui, já que se trata de um exercício que não precisa de qualquer equipamento. Só necessita do peso do próprio corpo.

"Um método de treino que tem ganhado popularidade na web estabelece a realização de 100 flexões todos os dias durante um mês. Os adeptos garantem que, com isso, é possível ganhar massa muscular, entrar em forma em pouco tempo e se sentir bem de maneira geral.

Qual flexão dá mais resultado? A flexão suspensa é muito interessante porque adiciona uma boa dose de instabilidade nas pernas ou nas mãos, deixando o exercício mais desafiador e aumentando o desafio para os músculos estabilizadores do abdômen e dos ombros.

Não Há Um Número Ideal
Não há número ideal de quantas flexões uma pessoa deve fazer em um dia. Ele depende dos níveis de intensidade e de força, bem como das metas e do conforto.

Flexão tradicional
Faça flexões tradicionais durante 30 segundos, mantendo os braços afastados à largura dos ombros e descendo até formar um ângulo de 90º com o cotovelo. Durante este exercício é muito importante manter o abdominal contraído para que as costas fiquem sempre alinhadas, evitando lesões.

Se você estiver fazendo exercícios mais pesados, como halteres e flexões, faça uma pausa mais longa entre as duas séries, cerca de 2 minutos. Isso ocorre porque, se o exercício for muito difícil, você precisará de mais tempo para descansar.

Flexões são versáteis e poderão ser usadas em praticamente qualquer lugar e não requerem equipamento extra sendo a principal movimento para quem pretende treinar em casa. Por isso fazer flexões de braço todos os dias pode ajudar no ganho massa muscular e força nos músculos anteriores do tronco (frontais).

Como a flexão de braço exige muita resistência muscular localizada (RML) é interessante trabalhar os exercícios citados não somente entre 8 e 12 repetições focando na hipertrofia, mas trabalhando também em diferentes “ranges” de repetição, focando no aumento de força – 4 a 6 reps – e evidentemente no trabalho de RML – ...

Mantenha a cabeça alinhada com o tronco e quadril formando uma linha reta; Flexione os cotovelos e retorne praticamente para a posição inicial do movimento, sem encostar o corpo no solo; Dê uma pequena pausa e, em seguida, repita o movimento; Durante o exercício, apenas as mãos e os pés devem tocar o chão.

De acordo com o site Livestrong, combinar três séries de abdominais com 25 a 50 repetições cada é ideal para quem pretende esculpir a zona da barriga. Melhor ainda, só precisa de fazer abdominais três vezes por semana se estiver simultaneamente a praticar exercícios cardiovasculares e a fazer treinos de força.

“Os principais grupos musculares envolvidos no processo de 'empurrar o solo' são peitoral maior, deltóide e tríceps braquial. Já para estabilizar o tronco, quando ele está sem contato direto com o solo, os músculos usados são: abdominais, paravertebrais e glúteos”, explica.

Ao fazer as flexões é mais importante a sua precisão do que a velocidade. Assim os músculos trabalham melhor. As flexões devem ser feitas num ritmo contínuo e lento. Ao levantar o corpo deve fazer-se o mesmo o mais devagar possível.

O ideal é trabalhar por volta de 3 a 5 séries de 8 a 15 repetições cada. A ideia principal é que você faça os exercícios com grau de dificuldade maior (potência e flexão com um braço) com menos repetições e mais séries até adquirir força e resistência para conseguir evoluir no treino.

Para além de treinar os seus dedos em flexões, começou a escalar rochas, uma disciplina que o ajudou muito a tolerar a dor e a fortalecer os seus dedos. Durante este tempo ele foi capaz de fazer 20 flexões com um braço.

Treinar em excesso e certamente lesionar os ligamentos do ombro que você não vai fortalecer o suficiente em outro lugar. Desequilibrar a parte superior do corpo com os ombros indo para a frente e uma atitude cifótica cada vez mais pronunciada.